Estudantes de Imperatriz representarão o estado com 14 pesquisas na Mostratec. Entre os estudos maranhenses, está a criação de cosméticos da casca de ovo e o desenvolvimento de uma chuva sólida para diminuir o uso de água na irrigação.
Jovens cientistas do Maranhão, da cidade de Imperatriz, participarão da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Ao todo, 14 pesquisas de estudantes da cidade serão apresentadas na 29ª Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 28 a 31 de outubro. O evento, organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, contará com representantes de 22 países.
Sustainable Way é um dos projetos, da aluna Isabela Logrado de Moraes, da Escola Rui Barbosa. A pesquisa, orientada pelo professor Jaelbe José Sousa de Almeida, propõe o desenvolvimento de produtos cosméticos naturais e produtos agroindustriais a partir do uso da casca do ovo. Com a implantação da reutilização da casca do ovo, pode-se viabilizar um novo método de produção de baixo custo e sustentável.
Outro projeto que será apresentado é Chuva sólida, das alunas Mariana Maria Pereira, Lara Guimarães Borsoi e Iohana Dias Lopes, também da Escola Rui Barbosa. Com a orientação do professor Carlos Fonseca Sampaio, elas apresentam o pó chamado “chuva sólida”, criado nos Estados Unidos, como uma alternativa para evitar o uso inapropriado da água na irrigação. A relação completa dos trabalhos está listada abaixo.
A Mostratec, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira serão apresentados 370 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas, de Ensino Médio e Técnico. A Mostratec Júnior contará com outros 112 projetos, de alunos do Ensino Fundamental. No evento também ocorre o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec e o Festival Mostratec de Robótica Educacional.
Os países que estarão na Mostratec 2014 são Brasil, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Dinamarca, Egito, Equador, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h e a entrada é franca. Mais informações sobre o evento estão à disposição no site “http://www.mostratec.com.br/
Relação das escolas e projetos participantes:
Castro Alves I
Óptica: uma proposta inovadora e eficaz para o ensino das exatas – alunos Wilker Gomes Pereira da Cruz e Jardel Barbosa da Silva Madella, orientador Carlos Fonseca Sampaio.
Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa
Matemática: Bicho papão ou não? Uma pesquisa realizada no C. E. Dorgival Pinheiro de Sousa de Imperatriz Maranhão – Baseada no livro “O diabo dos números”, de Hans Magnus Enzensberger – alunos Gizelly de Sousa Santos e Eudes Almeida Marinho, orientadoras Maria do Socorro Bezerra de Freitas e Iodete Elias Pereira.
Centro de Ensino Edison Lobão
Reutilização de materiais recicláveis como eixo temático para o ensino de Química e Biologia: Refletindo a prática da educação ambiental – aluno Kayron Kaic da Silva Sousa, orientadores Carlos Pereira Martins e Zilmar Timoteo Soares.
Centro de Ensino Tancredo de Almeida Neves
Neuropatia causada pelo uso excessivo de aparelhos eletrônicos – aluno Natã Silva dos Santos, orientadores Carlos Fonseca Sampaio e Isnad Antonio Torres Araújo Junior.
Colégio Santa Luzia
Produção de subprodutos através da pirólise de compostos orgânicos – alunos Vinícius Costa Barros e Maria dos Anjos Oliveira Marques, orientadores Kleyton Lopes Vieira e Samylla B. L. Cavalcante.
A prática de atividades físicas e desportivas como meio para ressocialização de reeducando na unidade prisional de ressocialização de Imperatriz-MA – alunos Samuel Gregory Cavalcante Mota, Marcone Abrão Rodrigues Pereira e Kaique Sampaio Santos, orientadores Ubiracy Ferreira Campos e Adriana Christinne Carvalho de Souza.
Complexo Educacional Dom Bosco
Aventura no tempo – Um game didático de história – alunos Letícia Chaves Freitas e Gabriel Barbosa Ferraz de Andrade, orientadoras Elizabeth Maria Camargo e Jaqueline Barbosa Ferraz de Andrade.
Ayrton Senna da Silva e do Brasil: O homem, o ídolo – alunas Thalia França Sousa, Patrícia Ribeiro Mota da Silva e Natália Albuquerque de Andrade, orientadora Elizabeth Maria Camargo.
Escola Arte de Educar e CEB
TDAH – Hiperatividade: Mentes inquietas e seus métodos de estudo – alunos Vinicius Sousa Pinto, Marianna Nascimento de Oliveira e Maria Clara Oliveira Aquino, orientadores Maria Raimunda Quirino de Sousa e Igor Willyans Brandão da Costa.
Escola Rui Barbosa
Chuva sólida – alunas Mariana Maria Pereira, Lara Guimarães Borsoi e Iohana Dias Lopes, orientador Carlos Fonseca Sampaio.
Sustainable Way – aluna Isabela Logrado de Moraes, orientador Jaelbe José Sousa de Almeida.
Cambão retrátil – alunos Kallyel Teodósio Lima e José Carlos Prazeres Sampaio, orientadores Carlos Fonseca Sampaio e Elton Carlos Alves de Oliveira.
A influência de neurotransmissores serotonina e noradrenalina como mediadores que auxiliam no processo ensino-aprendizagem – alunas Emilly Ketlen Albuquerque dos Santos e Ana Luiza Ferreira de Lacerda, orientadores Elton Carlos Alves de Oliveira e Carlos Fonseca Sampaio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Investigação de propriedades bioativas e comprovação do potencial medicinal de Zea mays L. – aluno Matheus dos Santos Passo, orientadores Vanderlene Brasil Lucena, Carmen Lúcia Vieira e Antonio Augusto Brandão Frazão.
Comentários