O juiz Weliton Sousa Carvalho, titular da 4ª Vara Criminal de Imperatriz, foi premiado na V Feira de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (FECITEC), com o 2º lugar na categoria apresentação oral e recebeu o credenciamento para o Congresso Internacional Semilleros de Investigación, que acontecerá nos dias 13 a 16 de outubro na Colômbia.
Weliton é, também, professor da Universidade Federal do Maranhão (CAMPUS II), onde coordena o grupo de pesquisa “Poder Judiciário e a efetividade do acesso à justiça”, que é vinculado ao PIBIC-CNPq da Universidade Federal do Maranhão - Campus II.
Ele destacou que “a temática Poder Judiciário, Efetividade e Acesso à Justiça, inserida como objeto central da linha de pesquisa do grupo, representa o debate sobre o Poder Judiciário em Imperatriz, sob a ótica do acesso à justiça e à efetiva prestação jurisdicional”.
O juiz acrescentou, ainda, que o Poder Judiciário se justifica como sujeito proativo na construção dos direitos fundamentais, bem como possui a magna responsabilidade de concretizar o Estado Democrático de Direito.
Janneyde Vasconcelos Nascimento, destacou que “o grupo discute sobre a democratização do acesso à Justiça, a partir de um diálogo fecundo entre o Poder Judiciário em Imperatriz como uma Instituição ágil a responder os reclames sociais de forma justa e equânime”. Ela é pesquisadora do grupo.
A Feira acontece há cinco anos e credencia os estudantes pesquisadores para Feiras Nacionais e Internacionais. Esse ano, 78 projetos de pesquisa participaram, entre eles projetos de Universidades e escolas do Ceará, Tocantins, Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão e de outros países como Colômbia e México.
Premiações na V FECITEC: Poder Judiciário, Efetividade e Acesso à Justiça Discentes: Ana Paula Ribeiro, Angélica Ricarda Albuquerque Rezende, Janneyde Vasconcelos Nascimento, grupo orientado pelo profº Dr. Weliton Sousa Caravalho 2º lugar na categoria apresentação oral e credenciamento para o Congresso Internacional Semilleros de Investigación. (Michael Mesquita)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14197
Comentários