Imperatriz completa hoje [16 de julho] 164 anos de magnífico crescimento e desenvolvimento. Sua imperiosidade é confirmada na letra do hino da cidade criado por uma das personalidades políticas mais atuantes do Maranhão – o saudoso professor, juiz e que também foi prefeito do município – José de Ribamar Fiquene.
Aos olhos dos filhos da cidade, turistas e simpatizantes, a realeza e soberania são características intrínsecas da formação da segunda maior cidade do Estado desde o princípio. O sentido dessa exaltação pode ser compreendido na letra da canção: “Imperatriz crescente. Com os matizes do progresso. Tens história imponente. Pelo valor de teu sucesso”.
Tua história, Imperatriz, está marcada nas linhas invisíveis do tempo e também expressa com suor nesse chão firme. As águas que por aqui passam saúdam tua beleza e vão embora deixando a leveza no amanhecer e entardecer a envolver teus filhos. Não por acaso fostes fundada às margens do tão grandioso rio Tocantins. Desde a tua fundação [16 de julho de 1852], teu nome, além de ser uma homenagem à Imperatriz Tereza Cristina, representa tua grandeza, exuberância e fortaleza.
Entre as grandes conquistas ao longo dos anos, em especial no período posterior a 2009, novos investimentos, oportunidades de trabalho resultaram em crescimento expressivo, devido aos incentivos da gestão municipal para atrair novas empresas para a região. A gestão tem priorizado ações que alavanquem o desenvolvimento social e econômico de Imperatriz.
O resultado disso é o aumento considerável de empresas, paralelo ao aumento de novas oportunidades de emprego na cidade. De modo que a empresa Suzano é um dos destaques. Empresa de grande porte que tem gerado emprego e renda para a cidade, bem como estimulado a instalação de novas empresas, como é o caso da Valmet. Atualmente, 60% do quadro de funcionários da empresa Suzano é composto por profissionais da cidade.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, ressalta o orgulho de poder fazer parte do crescimento e desenvolvimento de uma cidade tão acolhedora e próspera. Segundo ele, a cidade tem história de luta social e política, sobretudo desenvolvimento, que tem marcado a vida dos imperatrizenses ao longo dos anos. “Nossa cidade é um exemplo de soberania e acolhimento. Sempre de braços abertos para receber a todos. Parabenizo nossa cidade, que impera nesse Estado com firmeza e civilidade. Parabéns, Imperatriz!”.
Localização - A cidade está situada às margens da BR-010, uma das principais rodovias do país, e também às margens do rio Tocantins, um dos mais importantes da bacia hidrográfica brasileira. Imperatriz possui uma área de 1.367, 901 km², cuja densidade demográfica chega a 180,79 habitantes por km². No último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que a cidade possui 252.320 mil habitantes.
Imperatriz já é considerada metrópole da Região Tocantina, em relação ao desenvolvimento e qualidade de vida. Em 2013, o relatório do Pnud a colocou entre os municípios brasileiros com alto desenvolvimento humano. O relatório mostra que a cidade alcançou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,731. O que a colocou o município em situação de vantagem em relação aos municípios de Porto Franco (0,684), Estreito (0,659), Açailândia (0,672) e Balsas (0,687), que têm forte influência na produção agroindustrial do estado, mas só alcançaram o médio desenvolvimento. (Eva Fernandes / ASCOM)
Comentários