Domingos Cezar
O prefeito Sebastião Madeira, atendendo convite da diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), esteve na manhã de ontem no auditório do Palácio do Comércio, no segundo dia de realização do II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina. Ele assistiu à palestra do promotor Fernando Barreto e durante sua fala garantiu a todos os presentes o aterro sanitário para o município de Imperatriz.
De acordo com Madeira, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) vem discutindo com a sociedade o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, no sentido de que, dentro do prazo estabelecido (2 de agosto de 2014) pela lei 12.305/2010, o atual lixão seja substituído por um moderno aterro sanitário.
"Nós já autorizamos o secretário Cleto Vasconcelos a procurar uma área adequada para que o lixo produzido em nossa cidade tenha a sua destinação correta", disse Madeira, acrescentando que a Prefeitura de Imperatriz tem mantido uma boa coleta de lixo por toda a cidade, inclusive contratando uma empresa para fazer a coleta do lixo hospitalar destinando este ao local adequado.
Ele observou que "a gente só conhece com profundidade o problema do lixo quando se torna prefeito. Aqui mesmo em Imperatriz o povo tirou um prefeito da prefeitura porque este deixou acumular o lixo na rua. Portanto, o lixo não é um problema apenas ambiental, mas também político", disse Madeira, elogiando o Conselho pela organização do evento ambiental.
Ao promotor Fernando Barreto, o prefeito de Imperatriz teceu elogios a seu trabalho em São Luís, ressaltando que a Promotoria do Meio Ambiente nesta cidade realiza também um excelente trabalho nesta área. Madeira encerrou seu pronunciamento convidando a todos os presentes para participar da Conferência Municipal do Meio Ambiente, que se realiza hoje no Palácio do Comércio.
Palestras - A programação constou ainda da palestra do representante do Ministério do Meio Ambiente, Ronaldo Hipólito Soares; do zootecnista Edísio do Ó Loiola Júnior, e do gerente de Meio Ambiente da Suzano, Hamilton Zanola. O ciclo de palestras foi encerrado pelo professor, ambientalista e geógrafo Washington Rio Branco, ex-secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais.
Comentários