Na manhã dessa quinta-feira (26), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, declarou aberto o II Seminário “Por uma aprendizagem significativa” do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Imperatriz, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Também participaram da solenidade de abertura o defensor público Fábio Machado; o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro; a secretária adjunta de Ensino, Ivetilde Delgado; a presidente da Associação de Gestores das Escolas do Sistema Municipal de Imperatriz (AGESMI), Cleomar Conceição; o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Juscelino Pereira; a coordenadora do PNAIC e dos Anos Iniciais/Ensino Fundamental do Setor Pedagógico da SEMED, Genilza Sipião; além de professores alfabetizadores, orientadores de estudos, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
Ao declarar aberto o evento, o prefeito Sebastião Madeira parabenizou todos os professores e entidades que integram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “Quero parabenizar a todos os 374 professores que depois de dois anos de formação estão aqui motivados para mais esta etapa dentro do pacto. Parabenizo também toda a equipe da educação de Imperatriz. Agradeço o altruísmo dos professores em participar de um programa como este que é fundamental para o futuro da nossa cidade e do nosso Maranhão, porque se uma criança não conseguir se alfabetizar não pode avançar, esta é uma condição fundamental, se não abrir esta porta ela não pode avançar. Os resultados alcançados por nossos alunos são fruto do esforço de vocês professores”.
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, esclarece que melhorar a educação de Imperatriz é melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos: “Gostaria de parabenizar todos os professores e professoras que participam do PNAIC através das formações realizadas durante esses dois anos de muito trabalho e aprendizagem. Os alunos e toda a comunidade de Imperatriz é que estão sendo beneficiados. A melhora é perceptível através dos índices de analfabetismo e distorção idade/série que tem se reduzido efetivamente em nossa cidade. Assim, ao melhorar a educação, estamos melhorando a condição de vida de todos os cidadãos de Imperatriz”, agradeceu ao fazer um comparativo da educação pública nas últimas décadas.
“Nos anos 90 e nas décadas anteriores, nós tínhamos muitas crianças fora da escola e muitos adultos que chegavam no insucesso pedagógico e profissional porque não foram alfabetizados na idade certa. Hoje, com o Ciclo de Alfabetização, temos muito mais tempo para alfabetizar a criança e colocá-la no Ensino Fundamental com mais responsabilidade, cumprindo o nosso papel de educadores. Este é o resultado de um esforço de todos: Conselho Municipal de Educação, Conselhos Escolares, pais, gestores municipais, através do prefeito Sebastião Madeira e secretário Zesiel Ribeiro, escolas e equipe pedagógica da Secretaria de Educação”, revelou Juscelino Pereira, presidente do CME.
O PNAIC é um programa integrado, cujo objetivo é a alfabetização até o 3º ano do Ensino Fundamental de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.
Genilza Sipião dá detalhes sobre o evento: “O II Seminário do PNAIC constitui-se como uma oportunidade para os professores/as alfabetizadores/as, orientadores/as de estudos e coordenação local compartilharem os saberes e experiências construídos no âmbito do Pacto. Dentre os temas que serão abordados estão: Direito de Aprender (palestra com o defensor público Fábio Carvalho), Educação e Matemática no Campo (exposição oral), Organização do Trabalho Pedagógico (exposição oral), Diferentes formas de planejamento (mesa redonda), Alfabetização Matemática - Construção do Sistema de Numeração Decimal (exposição oral), Alfabetização Matemática - Geometria (exposição oral) e A pesquisa como eixo estruturador da Educação Estatística (exposição oral), Grandezas e Medidas (exposição oral). Além disso, teremos apresentações culturais, jogral e relatos de experiências”. (Luana Barros – ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15243
Comentários