Mesmo não constando da programação oficial do 13º Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP, o prefeito Sebastião Torres Madeira não resistiu e atendeu ao pedido da coordenação do evento e ministrou uma palestra motivacional no Café Literário, no final da tarde de segunda-feira (5).
Reconhecido como uma pessoa que aprecia uma boa leitura, o gestor imperatrizense sempre percorre os corredores do Salão do Livro, em meio aos estandes procurando novos títulos, pois desde menino, como ele mesmo frisa, adquiriu o salutar hábito da leitura.
De maneira descontraída, Madeira observou que esse hábito foi adquirido por certa necessidade. “Era menino, ajudava meu pai no trabalho duro da roça, razão porque sonhava em receber estudo, me formar e ter um trabalho e uma vida digna”, lembrou.
O palestrante fez um relato de sua trajetória de menino do interior – morava no Tanque, município de Senador La Rocque – até chegar em Imperatriz, onde praticamente começou seus estudos, até chegar em Fortaleza (CE), onde se formou em Medicina, pela Universidade Federal do Ceará.
Madeira falou da importância do SALIMP para Imperatriz e toda a região, pois para ele, é a oportunidade que a Academia Imperatrizense de Letras oferece a todas as pessoas que gostam de ler, de adquirir livros dos mais diversos gêneros a preços ao alcance de todos.
Na seleta plateia do Café Literário ouvindo atentamente à explanação de Sebastião Madeira, os renomados escritores José Roberto Guedes de Oliveira (SP) e Márcio Vassalo e Marina Colassanti (RJ). O prefeito de Imperatriz foi bastante aplaudido.
Pitágoras – Em seguida à palestra de Madeira, alunos da Faculdade Pitágoras ouviram a palestra do professor Wanderson Lô, que abordou o tema “Caminho e descaminho da pesquisa científica”, e o professor Esmerahdson de Pinho, que ministrou a palestra “Imperatriz de Oportunidades”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15426
Comentários