“Mais do que um eleitor, um amigo de longas datas. O rádio, o serviço público e a cidade estão em luto pela morte desse que reputo como um dos mais criativos homens do rádio surgidos em Imperatriz”. Assim reagiu o prefeito Sebastião Madeira ao tomar conhecimento do falecimento do radialista Aldeman Araújo Costa, um dos primeiros radialistas da cidade.
O prefeito lembra que a história do rádio em Imperatriz se confunde com a história do Aldemam, já que antes mesmo da inauguração da primeira estação de rádio da cidade, a Rádio Imperatriz, em 1977, a voz dele já ecoava nas rádios não oficiais que foram surgindo ao longo dos anos.
Ao tomar conhecimento da morte de Aldeman Costa, o prefeito Madeira determinou ao gabinete a redação de um decreto de luto de três dias. O radialista era o funcionário público mais antigo da cidade, com mais de 40 anos de serviço. Em 2009, por conta dos relevantes serviços prestados, recebeu uma homenagem especial da Prefeitura.
Aldemam faleceu ontem em Amarante. O corpo foi encontrado no quarto do Hotel Arruda, Posto Rafaela, no centro da cidade. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto. Laços familiares levaram o radialista ao longo dos anos a se envolver na vida política de Amarante, motivo pelo qual eram frequentes as idas e vindas dele até aquela cidade.
Os primeiros informes do falecimento do radialista chegaram a Imperatriz por intermédio do médico e também radialista Elton Miranda, que avisou o ocorrido ao amigo Jan Ricardo (Rádio Terra), que imediatamente repassou a informação por intermédio das redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, por volta das 16h30, confirmou a morte de Aldemam. Ele era assessor de imprensa da Câmara Municipal há vários anos. “É aguardada agora a chegada do corpo”, disse Miranda lamentando o episódio.
Não só o prefeito lamentou a morte do radialista. A partir da veiculação dos primeiros informes do ocorrido, as mensagens de pesar tomaram conta das redes sociais.
“Nossa! Minha mãe sempre escutava o programa dele... Meus sentimentos, disse uma internauta no facebook”. O jornalista Bharão escreveu: “Irmanamo-nos na perda irreparável deste grande profissional da mídia falada da região tocantina. À família enlutada, envio meus votos de pesar, orando para que no andar de cima alcance a paz com muita luz”.
“Vá em paz, figuraça! Cumpriste bem seu papel. Cumpadi Deman era meio lenda por aqui”, também escreveu o radialista Jerry Alves.
Aldeman Araújo Costa, que era natural de Itaguatins, além de radialista, exerceu vários cargos públicos (comissionados). Foi figura de destaque em quase todos os governos municipais ao longo de mais de 40 anos de serviço público. Entre os cargos, um de grande notoriedade foi o de presidente da representação local do antigo Mobral. Nos últimos anos, vinha se dedicando ao trabalho de assessoria de imprensa da Câmara Municipal. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14472
Comentários