O prefeito Sebastião Madeira anunciou ontem que formará um grupo de trabalho de apoio jurídico com o objetivo de ajudar no processo de regularização da situação fundiária dos muitos bairros de Imperatriz que surgiram a partir de invasões.
O anúncio da formação desse grupo de apoio foi feito ontem pela manhã na reunião de trabalho na quadra de esportes da Escola Municipal Maria das Neves Sousa, na grande Cafeteira, com os secretários de Estado Luís Fernando (Casa Civil), Hildo Rocha (Articulação Política) e Fábio Gondim (Planejamento) para tratar da regularização da Vila Cafeteira.
Da reunião, participaram ainda os vereadores Hamilton Miranda (presidente da Câmara), Chagão do Santa Rita, Fátima Avelino e o advogado da Associação dos Moradores da Cafeteira, Lula Almeida.
A terra onde hoje fica a Cafeteira foi invadida há 25 anos e pertencia ao Governo do Estado do Maranhão, o que justificou a vinda dos secretários de Estado, a convite do prefeito Sebastião Madeira.
“Não será de uma hora para outra, só sei que essa situação, por determinação da governadora Roseana Sarney, será resolvida”, garantiu Luís Fernando aos representantes dos moradores da Vila Cafeteira que ocupavam a quadra da escola. Diretores do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e da Emarp, autarquias estaduais que lidam com as questões relacionadas “às terras maranhense”, também participaram da reunião.
A vinda de parte da equipe do Governo do Maranhão a Imperatriz para discutir a situação da Cafeteira é o desdobramento de uma outra reunião que o secretário Luís Fernando teve, na penúltima visita a Imperatriz, com lideranças comunitárias da Vila Cafeteira e ainda o advogado Lula Almeida (advogado da Associação de Moradores). Na oportunidade, puderam expor a situação e as dificuldades enfrentadas pela população em função da falta do chamado título definitivo dos imóveis.
Antes, a comissão já havia se reunido com o prefeito Madeira que, por sua vez, fez com que esta chegasse até o secretário Luís Fernando.
O líder comunitário Raimundo José Bezerra, mais conhecido por Pipoca, durante a reunião, externou contentamento pela vinda do pessoal do Estado e pelo esforço feito pela gestão municipal para resolver um problema que se arrastava há anos. “Quero agradecer à governadora Roseana Sarney, ao secretário Luís Fernando e também ao prefeito Madeira por estarem sensíveis à nossa causa e abrir espaço para que a situação seja resolvida”, disse o líder numa rápida entrevista à imprensa.
O secretário Luís Fernando anunciou para a próxima terça-feira o início dos levantamentos técnicos de toda a Cafeteira, etapa necessária para o início do processo de regularização do bairro. O prefeito Madeira garantiu total apoio aos técnicos durante a realização desse trabalho.

Almoço no Restaurante Popular

Depois da reunião de trabalho na grande Cafeteira com o prefeito Madeira e lideranças da comunidade para discutir o processo de legalização fundiária da Vila Cafeteira, os secretários de Estado Luís Fernando (Casa Civil), Hildo Rocha (Articulação Política) e Fábio Gondim (Planejamento) foram conhecer o Restaurante Popular. Não só visitaram, mas - a convite do prefeito Madeira - acabaram almoçando por lá.
O Restaurante Popular, construído com recursos do Governo Federal, hoje é mantido exclusivamente com recursos da Prefeitura. Nos últimos três anos, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ampliou a oferta de refeições. Hoje, ao valor simbólico de R$ 1, são servidas quase 700 refeições por dia. (Comunicação)