Prefeito Madeira diz que parceria com o Governo do Estado viabilizou a construção do hospital macrorregional de Imperatriz

Com o início da construção do hospital macrorregional de alta complexidade de 100 leitos em Imperatriz, mais uma parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz, milhares de pessoas da região serão beneficiadas. Área doada pelo município, o novo hospital, com prazo de entrega de um ano, fica localizado na margem direita da rodovia Pedro Neiva de Santana, próximo a um conjunto habitacional.
Em entrevista, o prefeito Sebastião Madeira assinalou como de fundamental importância a construção desse equipamento público que deverá realizar procedimentos de cirurgia cardíaca, transplantes e colocação de próteses (cirurgião ortopédico) que ainda não faz em Imperatriz, sendo atualmente encaminhado para São Luís.
“Esse hospital cumprirá essa função, sendo referência em atendimento de alta complexidade nas regiões sul e sudoeste do Maranhão”, disse ele, que reconhece que o novo hospital possibilitará uma melhoria no sistema de saúde pública em Imperatriz.
O prefeito Madeira, que também é médico, explica que “a maior agonia hoje é quando um paciente precisa, por exemplo, fazer o procedimento de ponte de safena, cirurgia de revascularização miocárdica, músculo que irriga o coração”. “O paciente acaba sendo deslocado para São Luís, onde também está sobrecarregado; se for para Teresina (PI) ou Araguaína (TO), tem que ser pago”, conta.
Ele assinala que esse novo hospital, quando estiver em pronto funcionamento, salvará centenas de milhares de vidas em Imperatriz. A nova casa de saúde disporá de internação de enfermarias, 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quatro salas de cirurgia, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em regime 24 horas e central de imagem com exames de ultrassom, raio-x, endoscopia e mamografia.
Estrutura – O hospital macrorregional de Imperatriz terá laboratório de análises clínicas, lavanderia, cozinha, reservatórios de água, tratamento de esgoto, subestação e poços artesianos próprios para garantir o pronto funcionamento da unidade hospitalar. [Da Comunicação]