Madeira: “O asfaltamento da Estrada do Arroz melhora o acesso à zona rural de Imperatriz e traz o desenvolvimento”

Gil Carvalho

O prefeito Sebastião Madeira, durante a reinauguração, ocorrida nessa segunda-feira (14), da Escola Municipal Tomé de Sousa, situada no povoado Olho D’Água dos Martins, localizado na margem da Estrada do Arroz, disse que a instalação da unidade fabril da Suzano contribuiu para consolidar a pavimentação asfáltica da rodovia. A obra é realizada pelo Governo do Maranhão.
“Essa rodovia está praticamente pronta, basta observar que estão raspando as laterais da estrada depois da fábrica da Suzano”, disse ele, ao citar que “essa obra mudará consideravelmente a qualidade de vida da comunidade que reside nas margens da Estrada do Arroz”.
Madeira lembra que morava nos povoados de Petrolina, Coquelândia, São Félix e no Olho D’Água dos Martírios antes do asfaltamento e literalmente parecia que estava fora de Imperatriz, pois a dificuldade era muito grande de acesso devido às péssimas condições da estrada. “Pra ir lá era praticamente uma viagem, mas daqui pra frente, com essa estrada pavimentada, é como morar num bairro de Imperatriz”.
Madeira observa que existem pessoas que moram do outro lado da BR-010 que gastam mais tempo para se deslocar até a Praça de Fátima, no Centro, devido ao congestionamento na travessia urbana, do que uma pessoa que reside atualmente no povoado Olho D’Água dos Martins com acesso pavimentado até Imperatriz.
Abastecimento - O prefeito lembra ainda que assumiu o município em 2009, cujo grande clamor dos moradores do povoado estava relacionado ao problema de abastecimento de água, mas que foi solucionado com a aquisição de novos equipamentos. “Às vezes, queima a bomba d’água, mas acaba sendo solucionado em até dois ou três dias”, acrescenta.
Madeira cita que outro problema verificado in loco na época foi a situação dos alunos do povoado Petrolina, que estudavam praticamente no meio da rua. Viabilizamos, com apoio de igreja e dos moradores, um local até que o município construísse o novo prédio da escola.
“Praticamente reconstruímos a escola do povoado Petrolina e também reformamos o prédio da escola do povoado São Félix, e de outras localidades que ficam às margens da Estrada do Arroz”, disse ele, que citou ainda a reforma e ampliação da Escola Municipal Tomé de Sousa, no povoado Olho D’Água dos Martins.