O prefeito Sebastião Madeira, acompanhado do secretário adjunto de Saúde de Imperatriz, Arnaldo Alencar, abriu antecipadamente a campanha de vacinação contra a poliomielite. O lançamento oficial aconteceu na manhã de ontem na Unidade de Saúde Cafeteira.
O dia D da campanha será realizado hoje em todos os municípios brasileiros. Para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal em Imperatriz, o atendimento será feito simultaneamente hoje em todas as unidades de saúde da família. A ação se estende até o dia 21 de junho.
"É obrigação de todo gestor trabalhar pelo futuro de seu município. Assim como devemos garantir educação de qualidade, temos que zelar pelo bem-estar da comunidade. Temos que vacinar 100% de nossas crianças, para que com essas duas gotinhas nenhum tipo de doença ameace o seu futuro", ressaltou o prefeito Sebastião Madeira.
Na ocasião, Arnaldo Alencar informou que a meta do município é vacinar mais de 20 mil crianças, de seis meses a cinco anos de idade. "As 34 unidades de saúde da cidade estarão abertas neste sábado, das 8h às 17h, para vacinação, com o apoio de 42 equipes de PSF".
Sobre a dinamização do atendimento, Madeira agradeceu o empenho da equipe da SEMUS para alcançar as metas determinadas pelo Ministério da Saúde, que levou o atendimento a pontos estratégicos da cidade, sendo um deles um shopping center. "O atendimento no shopping também será realizado na segunda-feira (10), onde serão disponibilizadas cerca de 500 doses da vacina ao todo".
A campanha de vacinação deve contemplar também os adultos, já que 900 doses serão destinadas para prevenir doenças como febre amarela, hepatite B, influenza, difteria e tétano. "Essa iniciativa pretende imunizar o maior número possível de pessoas. Além de imunizar crianças contra a pólio, temos também o objetivo de combater doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação", garantiu a coordenadora de imunização do município, Socorro Ribeiro.
De acordo com a coordenadora, este ano o público alvo a ser vacinado na campanha são as crianças a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação.
Calendário de vacinação - É importante reforçar que os pais não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial.
"Se a criança for vacinar em um posto temporário, que não pode oferecer a injetável, a orientação é que seja encaminhada para uma unidade de saúde, onde será vacinada posteriormente", explica. [Da ASCOM]