Em seu discurso de posse, o advogado Lula Almeida agradeceu, inicialmente, a presença dos familiares, colegas de profissão, amigos e correligionários, bem como ao prefeito Sebastião Madeira pela confiança a ele depositada. Ele relembrou sua chegada a Imperatriz, os embates políticos e sua relação de amizade e de trabalho com Madeira.
Saudou os familiares, colegas advogados, os secretários, em nome da secretária Conceição Formiga, e os profissionais de imprensa, “que sempre nos prestigiou e demonstrou respeito por nosso trabalho”. Citando Paulo Freire, o ex-secretário disse que voltava com humildade e comprometimento em trabalhar unido com Madeira e sua equipe por uma Imperatriz digna de seus munícipes.
Lula observou que a cidade de Imperatriz, por seu crescente desenvolvimento, requer de seus administradores capacidade e, sobretudo, comprometimento. “Portanto, prefeito Madeira, pode contar comigo, pois, ao assumir esse cargo, vou desempenhar minha função com zelo e compromisso com o trabalho e com nossa comunidade”, disse o novo secretário, que foi bastante aplaudido.
Ao iniciar seu pronunciamento, Sebastião Madeira disse que sabia do prestígio de Lula Almeida, “mas não pensei que fosse tanto”, observou, lembrando que estava oficializando o novo auxiliar, que mesmo fora do governo sempre colaborou com ele. Destacou o trabalho do colega Ildemar Gonçalves, bem como dos deputados federais Cleber Verde e Davi Alves Júnior.
Afirmou que, quando deputado federal, sofria grande decepção quando destinava emendas parlamentares para municípios em que seus prefeitos não aplicavam corretamente os recursos em favor do povo. Disse discordar da ação da presidente Dilma Rousseff, que só libera as verbas das emendas depois que as obras são realizadas, “assim mesmo com muita burocracia”, observou.
Ele lembrou que, por essa razão, alguns deputados ficam cobrando dele a aplicação de suas emendas, ressaltando que as obras em Imperatriz são realizadas por empresas locais. “E estas nem sempre têm condições de aplicar 2, 3 milhões de reais para depois receber do Governo Federal”, afirmou, sugerindo aos deputados federais presentes que organizassem um movimento na Câmara Federal visando mudar essa maneira que ele considera incorreta.
O prefeito fez uma breve prestação de contas de sua administração, destacando algumas obras estruturais as quais, segundo ele, têm sido fundamentais para que a cidade tenha uma nova feição urbanística. Destacou que isso tem atraído grandes empresas, com seus investimentos, gerando renda e emprego aos pais de famílias e aos jovens profissionais das mais diversas áreas.
Com relação à pessoa de Lula Almeida, fez rasgados elogios ao novo auxiliar, lembrando que ele tem sido uma grande liderança do PSDB e participante ativo do projeto que o conduziu à prefeitura de Imperatriz. “Por todo esse tempo, Lula tem demonstrado capacidade, lealdade e comprometimento, razão porque, juntos, vamos trabalhar unidos pelo constante desenvolvimento deste próspero município”, concluiu Madeira. (Domingos Cezar)