Emoção na despedida e sepultamento do advogado Lula Almeida

Em despedida emocionante, o corpo do advogado Lula Almeida, então secretário de Governo e Projetos Estratégicos da Prefeitura de Imperatriz, foi sepultado na manhã dessa quarta-feira (24), no cemitério Campo da Saudade, no bairro Santa Inês, em Imperatriz.

Políticos, amigos, correligionários e familiares deram o último adeus a Lula Almeida. O corpo foi velado na capela mortuária da igreja Santa Teresa D’Ávila, situada na rua XV de Novembro.
Presente ao sepultamento, o prefeito Sebastião Madeira, consternado com a morte do amigo, destacou a lealdade e a trajetória do professor e advogado Lula Almeida. “Ele  morre, mas deixa um grande legado na vida política, jurídica e educacional”, assinala ele, ao lembrar que “perdemos mais do que um membro do governo; perdemos um amigo de todas as horas; perdemos um irmão”.
Madeira disse ainda que a gestão municipal perdeu um grande colaborador, assim como Imperatriz. “Éramos amigos desde o final dos anos 1980, egresso do Partido Comunista do Brasil, onde ajudou a fundar o PSDB”, recorda.
Na ocasião, os irmãos Adroaldo e Joane ressaltaram o amor que os unia. “O Lula era mais do que um irmão; era um filho”, disse Joane Almeida, que foi doadora do rim que salvou a vida de Lula em 1994.
Outro momento forte, antes do enterro, foi quando amigos prestaram homenagens dizendo: “Somos filhos de Lula”, referência ao apoio e incentivo prestado a várias pessoas pelo professor e advogado durante sua trajetória de vida em Imperatriz.
Prestaram condolências à família, o presidente estadual do PSDB-MA, deputado federal Carlos Brandão; o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB); o ex-vice-governador do Maranhão, Washington Luiz, membro do TCE-MA; deputados estaduais, secretários municipais, prefeitos e vereadores de Imperatriz e de vários municípios da região Tocantina.
“Lula Almeida ajudou a formatar ao longo dos anos o projeto do PSDB de governar. Imperatriz perde e chora um dos seus mais ilustres filhos adotivos”, finalizou o prefeito Madeira.(Gil Carvalho/Sidney Rodrigues)