Vereador Luis Gonçalves: “Produtividade maior que na pecuária tradicional”.

Domingos Cezar

Baseado em matéria de O PROGRESSO, edição do último domingo (4), o vereador Luis Gonçalves da Costa, o Pastor Luis Gonçalves (PDT), usou a tribuna da Câmara Municipal no grande expediente da sessão dessa quarta-feira (7) para elogiar o sistema silvopastoril implantado pelo produtor e médico veterinário Mauroni Alves Cangussu em suas propriedades rurais.
O vereador inicialmente explicou a seus pares que o referido sistema é uma combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área, ao mesmo tempo e manejados de forma integrada. Luis Gonçalves afirmou que o projeto implantado pelo pecuarista é novo nesta região, mas que vem sendo desenvolvido com sucesso em outras regiões brasileiras e em outros países.
O edil pedetista disse que a matéria se refere à experiência exitosa verificada pelo jornalista e ambientalista Domingos Cezar, na Fazenda Monaliza, de propriedade de Cangussu, localizada no município de São Francisco do Brejão. Ela demonstra claramente que a permanência de árvores, a plantação do arbusto leucena, a não utilização de fogo e herbicida, contribuiu com a preservação da natureza.
“Por outro lado, mostra também que a produtividade é bem maior que a pecuária tradicional, isso porque comumente nossos pecuaristas criam uma cabeça de rês por hectare, quando no sistema silvopastoril são mantidos quatro animais por hectare”, explica Luis Gonçalves, ressaltando ser este um modelo que deveria ser copiado ou adotado por todos os produtores rurais.
Luis Gonçalves observou, ainda, que o município de Imperatriz possui uma das menores áreas na zona rural em todo o Maranhão, “no entanto ele se destaca como o grande mercado consumidor”. Para o vereador, o município de Imperatriz sempre vai estar em destaque, “uma vez que os produtos agrícolas de outros municípios são vendidos em Imperatriz”.
De acordo com o vereador, a iniciativa do produtor Mauroni Alves Cangussu mereceu tanto destaque, “que ele foi convidado para fazer uma palestra no México para apresentar sua experiência com o sistema em suas terras em São Francisco do Brejão”, disse Luis Gonçalves, ressaltando que “quem ganha com isso é Imperatriz, o Maranhão, a sociedade brasileira”, concluiu.