Domingos Cezar
Em eleição considerada histórica, os trabalhadores da Vale em todo o país elegeram Lúcio Azevedo e Raimundo Nonato (Macarrão) para representá-los no Conselho de Administração da Vale. A chapa do norte surpreendeu os candidatos de grandes sindicatos com atuação em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O sindicalista Lúcio Azevedo é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins - STEFEM. Começou sua carreira sindical em Açailândia e já tem assento no Conselho. Raimundo Nonato, o Macarrão, é presidente do SINDBASE, em Parauapebas e região de Carajás, no Pará.
A Chapa 7 "Compromisso e Trabalho" recebeu 3.439 votos, mas que o dobro da chapa classificada em segundo lugar, em uma concorrência enorme de 24 chapas e 48 candidatos entre titulares e suplentes. A chapa composto por Lúcio Azevedo e Macarrão foi eleita com 24% dos 14.335 votos válidos dos trabalhadores da Vale.
A eleição aconteceu nos dias 16, 17 e 18 em todo o país. Para Azevedo, sua reeleição, bem como de seu companheiro, foi de fundamental importância para zelar pelos interesses dos trabalhadores nas discussões e medidas tomadas pelo Conselho, sobretudo neste momento em que é divulgada mudança no comando da empresa.
"Devemos agradecer a confiança dos trabalhadores, porém garantimos que iremos honrar com trabalho e transparência", afirma o presidente do STEFEM, ressaltando que no Conselho defenderá os direitos e políticas voltadas para os trabalhadores em quaisquer discussões e medidas a serem adotadas pela empresa mineradora.
O conselheiro reeleito convida a toda a categoria, seja na mineração, na ferrovia e outras atividades operadas pela Vale, a serem os fiscais da atuação de ambos os eleitos. "Pedimos apoio e unificação dos trabalhadores para que tenhamos uma representação forte e respeitada dentro do Conselho, e que estejamos sempre amparados pelo poder mobilizador dos trabalhadores".
Comentários