Carlos Gaby

Franzina, sorriso alto, determinação de sangue sertanejo, Lucineide construiu a imagem da servidora pública assídua, competente, exigente, linha dura na observância dos rituais legais do poder, ao longo de mais de trinta anos.
Fez amizades com gente da esfera dirigente, autoridades de todos os graus e importância dos três poderes, médicos e empresários, jornalistas, mas também gente do povo, amigos de infância, vizinhos.
Oscilava entre a doçura e a rispidez, dentro de padrões perfeitamente aceitáveis. Quem a conheceu de perto sabe que no fundo era uma mulher sozinha, mas não solitária, pronta para atender chamados, profissionais ou pessoais, preocupada com os seus e as famílias dos amigos.
Na política, tinha suas preferências, mas as colocava sempre em segundo plano, em nome da exata retidão na função que ocupava, como a principal assessora da Câmara Municipal há três décadas. Era a “eminência parda”, no bom sentido da expressão, a quem vereadores, colegas de trabalho e jornalistas recorriam sempre, em momentos de dúvidas ou à procura de conselhos sobre os trâmites da Casa.
Lucineide Rodrigues da Silva faleceu ontem, 14 de dezembro, às 10h30, em uma UTI do Hospital das Clínicas (HC), aos 53 anos, de uma parada cardio-respiratória, consequência de uma forte infecção na região da laringe, que a levara ao internamento há nove dias - havia sido internada com febre alta, gripe forte e sentia fortes dores na garganta.
Era a caçula de nove irmãos. Filha de Lucas e Eleusina, nasceu em Sítio Novo (MA).
A Câmara Municipal de Imperatriz foi seu primeiro e único emprego. O responsável, o ex-bancário, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Antonio Carlos Rodrigues, o Bombardão, que a levou para a Casa no começo dos anos 80.
Como uma homenagem irônica da vida, Lucineide faleceu no dia do aniversário da mãe, que faria 88 anos se estivesse viva, e na data da diplomação do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito de outubro passado, solenidade em que certamente estaria presente.
O corpo de Lucineide está sendo velado desde a tarde de ontem no Plenário da Câmara Municipal, onde hoje, às 16h, acontece a Missa de Corpo Presente. O enterro será no Cemitério São João Batista, às 17h.