Manoel Marcone Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão

Raimundo Primeiro

As expectativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) confirmam levantamento mostrando que 88,4% dos consumidores imperatrizenses pretendem comprar algum produto para presentear suas mães. Realizada pela Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio), a pesquisa constata que, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 12,75%.
Na comparação com 2014, houve uma inversão na tendência dos consumidores em escolher os shoppings ou o centro da cidade. No ano passado, os shoppings lideravam a preferência, mas em 2015 caíram 14,92% na decisão dos entrevistados. Enquanto isso, o Calçadão, localizado no centro comercial de Imperatriz, experimentou um crescimento de 90,16% na escolha das pessoas.
Segundo o presidente da CDL, Francisco da Silva Almeida, os resultados animadores acontecem em virtude das campanhas promocionais realizadas tradicionalmente pelo comércio local durante as datas comemorativas. “O Dia das Mães é a segunda melhor época para o comércio, perdendo apenas para o Natal, 25 de dezembro”, lembra o líder lojista.
De acordo com as informações, em abril 10.585 consumidores foram incluídos no SPC. Mesmo com elevação de inadimplência no comércio local, significativo número de pessoas teve seus nomes excluídos do sistema. O levantamento mostra que, no mês passado, 7.832 consumidores “quitaram” suas contas no comércio local e, assim, foram excluídas do sistema SPC da CDL Imperatriz.
Diante do atual cenário de baixa atividade econômica e restrição ao crédito, o volume de consultas para vendas parceladas na semana anterior ao Dia das Mães deste ano (entre 3 e 9 de maio) deve cair 3,6% em relação aos sete dias que antecederam a mesma data comemorativa no ano passado. A projeção foi traçada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Se as expectativas se confirmarem, as vendas a prazo devem apresentar a segunda queda consecutiva em seis anos de série histórica. Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55% (2014), +6,44% (2013), +4,40% (2012), +6,53% (2011) e de +9,43% (2010). O número é calculado com base na quantidade de consultas feitas ao banco de dados do SPC Brasil para compras a prazo em todo o território nacional. O Dia das Mães é considerado pelos lojistas a segunda melhor data para o comércio, tanto no volume de vendas como no faturamento, ficando atrás apenas do Natal.

HORÁRIO DO COMÉRCIO
Calçadão
Sábado – 8h às 20h
Domingo
As lojas não abrirão suas portas domingo, segundo informações do presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Manoel Marcone Marques.