Repetindo a perspectiva do Dia dos Namorados, o SPC Brasil lançou nota na semana passada estimando o simbólico crescimento de 1% no volume de vendas do comércio varejista para o Dia dos Pais, comemorado em 2014 no dia 10 de agosto. Para driblar as estatísticas, lojistas de Imperatriz apostam em promoções para aquecer as vendas.
O comerciante Lino Cortez, representante da loja “Vest Men”, garante que realizar promoções é a melhor solução para vender mais nesse período de crise para o comércio varejista.
“Pra mim as expectativas de vendas eram bem maiores, já que a data é propícia, então fazemos promoções e apostamos nisso. A promoção já começou em nossa loja e se estende até o dia dos pais”, explica Lino.
O empresário revela ainda qual o segredo para se preparar comercialmente e promover preços baixos: “A gente realiza a compra, estoca e espera essas datas para alcançar novos índices de vendas. A repercussão tem sido boa, o desconto atrai muitos compradores”.
Quando questionada sobre os números projetados para o Dia dos Pais este ano, a lojista Cleidiane Costa, representante da “Destak Modas”, diz acreditar que o tímido aumento previsto seja em decorrência do cenário comercial vivido nos últimos meses e que pretende apenas manter o quadro de vendas.
“O motivo do crescimento de 1% talvez seja em resposta ao que o comércio viveu nos meses de maio, junho e julho, com baixas vendas. Aqui na loja nós buscamos apenas manter o nosso volume”, explica a empresária.
Dados locais – De acordo com o banco de dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, em agosto de 2013 o volume de consultas no sistema de proteção ao crédito, que mede o aquecimento do comércio para vendas a prazo, foi de 38 864, total que representa 2,61% a mais do que em julho do mesmo ano. Até quarta-feira (30), o total de consultas realizadas foi um pouco acima de 30 mil.
Dados nacionais - Nos anos anteriores, no Brasil, as expansões nas vendas para a data foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010), de acordo com os SPC Brasil e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de Agosto. (James Pimentel - Assessoria CDL / Imperatriz)