Raimundo Primeiro
Gradativamente, a exemplo do que vem acontecendo no cenário nacional, o comércio de Imperatriz adere a Black Friday, promoção de incentivo às vendas surgida nos Estados Unidos e que sempre acontece numa sexta-feira – dia em que as lojas participantes abaixam os preços – e comemoram o período de compras, encerrado no Natal, 25 de dezembro.
Os principais grupos de lojas de departamentos de Imperatriz realizam promoções nesta sexta-feira (28), por ocasião da Black Friday. O principal objetivo dos lojistas é levar o consumidor ao comércio, sobretudo em decorrência das promoções especiais que acontecerão durante todo o dia.
Além de lojas situadas nos diversos pontos comerciais da cidade, os estabelecimentos localizados nos shoppings centers de Imperatriz também estarão com promoções, aproveitando o momento promissor proporcionado pela Black Friday em âmbito local, com anúncios em emissoras de rádios, tvs, jornais e sites.
Em virtude das perspectivas de o varejo eletrônico alcançar faturamento de R$ 1 bilhão, por meio da promoção agora em 2014, as lojas físicas estão anunciando diversos tipos de promoções.
O Armazém Paraíba abre suas lojas às 6h de sexta-feira com a Black Week, que terá descontos de até 70%. “Estamos acreditando que as vendas aumentarão em 100% em relação ao mesmo período do ano passado”, reforça o gerente Dilson Alves, executivo do Grupo Claudino em Imperatriz.
Pesquisa do Busca Descontos aponta que os produtos mais procurados neste ano devem ser os de eletroeletrônica (17%), informática (13%) e telefonia (12%), indicando que 96% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday agora em 2014.
Nascido em Imperatriz, o Grupo Feirão dos Móveis decidiu entrar na promoção, por meio da Loja do Imperial Shopping, o Feirão Tech, que venderá produtos a preços especiais durante toda a sexta-feira. “Estamos apostando e confiantes”, diz o diretor Diego Cruz.
O varejo imperatrizense de um modo geral acredita na Black Friday, de acordo com levantamento feito na manhã dessa quinta-feira em lojas locais. Calçados, bolsas, perfumarias e confecções estão “acreditando no aumento das vendas”, garante a vendedora Marta Freitas.
As lojas Tok Bolsas, por exemplo, estão com uma megapromoção em ação. “O que vai aumentar ainda mais as condições de compras dos consumidores”, declara o empresário Marcone Marques, proprietário do grupo e presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC).
Origem do movimento
A Black Friday, ou sexta-feira negra, aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2010, quando um grupo de lojas passou a oferecer promoções pela Internet. Os resultados corresponderam às expectativas, atraindo, ao mesmo tempo, mais empresas e sendo estendida para lojas físicas, ganhando repercussão nacional.
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