Na próxima terça-feira, 08 de outubro, acontece lançamento coletivo dos livros contemplados pelo Prêmio Edelvira Marques de Literatura, edital publicado pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Fundação Cultural. A solenidade, que inicia a partir das 20h, fará parte da programação da 17° edição do Salão do Livro de Imperatriz, Salimp, durante o espaço Café Literário.
O romance Cemitérios de Sonhos, de Gilmar Pereira, as poesias do Interior da Gente, de Zeca Tocantins, o relato científico do Mulheres na Fronteira, de Gisélia Alves dos Santos e as crônicas do Palavras ao Avesso, de Marco Fábio Belo Matos, foram os livros selecionados para publicação. Custeados pelo Fundo Municipal de Incentivo a Cultural de Imperatriz, FUMIC/ITZ, por meio de parceria da editora Ethos.
O Edital Edelvira Marques de Literatura tem como finalidade o fomento à publicação de livros inéditos do município de Imperatriz para apoio cultural. O financiamento, no valor de 5 mil reais para cada autor, é realizado pelo FUMIC/ITZ em conformidade com a Lei ordinária n° 1541/2014, e regulamentada pelo Decreto Municipal n° 019/2014, Art. 2, Art. 3, item II.
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Buzuca, ressalta que "a gestão Assis Ramos tem se empenhado em garantir a continuidade de editais como esse, pois além de fomentar a cultura em nossa cidade, estimula a produção literária, e também contribui para prestigiar nossos escritores, que dedicam seu talento e esforço às letras nos mais variados gêneros".
O escritor e professor universitário, Marcos Fábio Belo Matos, destaca que "essa iniciativa é bastante louvável. Todo mundo sabe que Imperatriz e região têm um potencial literário muito grande. Está aí a história da Ética, editora de Adalberto Franklin, que não nos deixa mentir. Esse prêmio é muito importante, que ele continue, que todo ano ele possa beneficiar mais autores".
O edital premia escritores imperatrizenses independentes, para que a memória da cidade precisa ser resgatada e preservada por meio da escrita. Para concorrer ao prêmio literário, os autores devem encaminhar uma proposta de publicação inédita, sem vínculos institucionais com a FCI ou com o Conselho Municipal de Cultura, e precisam comprovar que são residentes de Imperatriz há pelo menos 3 anos. O livro pode ser uma obra de autoria coletiva ou individual, em caso de autoria coletiva, é necessário contar com no mínimo 5 escritores imperatrizenses. (Rafael Pestana)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16480
Livros contemplados pelo Prêmio Edelvira Marques de Literatura serão lançados no SALIMP
Cinco autores beneficiados pelo edital participam de debate com o público
Comentários