A Associação Cultural Casa das Artes é uma entidade que congrega artistas, como Jô Santos (a palhaça Peteleco), Cleiton Viana, Vanusa Babaçu, Leonardo Pires, Amparo Oliveira, Lília Diniz, Tom Neves, Kleisson Abreu, Alexandre Almeida, dentre outros atores sociais, e tem desenvolvido, em Imperatriz e outros estados brasileiros, diversas ações de divulgação e valorização da cultura maranhense.
A Casa das Artes realizou ações como o I Festival de Cultura Popular em 2008, a criação da Biblioteca Comunitária Professora Maria de Jesus no município de Davinópolis, assessoria para grupos locais participarem de editais no Ministério da Cultura sendo vários deles aprovados, dentre outras ações culturais.
A Biblioteca, situada no povoado da Vila São Luís, em Davinópolis, é uma das principais ações mantidas pela Casa das Artes, tem contado com apoio da comunidade local para se manter ao longo de nove anos. O primeiro acervo foi fruto da doação do Projeto Bibliotecas Casa do Saber, ONG do Distrito Federal que articula a criação, reforma e manutenção de bibliotecas naquele ente federativo.
Tendo sido agraciada com o Prêmio Funarte Amazônia Legal/2009 e com o Prêmio Pontos de Leitura do Maranhão/2012, as ações do ano de 2013 serão encerradas dia 22 de dezembro e acontecerá na sede da Biblioteca, das 8h às 12h, localizada no povoado Vila São Luís, em Davinópolis. O grande encontro com lideranças comunitárias jovens traz na programação algumas apresentações culturais de jovens de alguns, dos muitos, povoados daquela região, exibição de filme, declamação de poesia e outras atividades artísticas, além de apresentação do relatório das atividades desenvolvidas, até então, na sede da biblioteca.
Oficinas de artes plásticas, de teatro, criação do projeto “Cine Pindoba”, que tem como principal público as crianças e adolescentes da região, dentre outras atividades de formação, fazem parte da programação prevista para 2014. Para a coordenadora Lília Diniz, todas as atividades são articuladas com vistas à formação de leitores críticos, para a valorização da cultura local e preservação da Reserva Extrativista Mata Grande.
Para conhecer um pouco mais sobre a história da Biblioteca basta acessar www.reserva dehistorias. blogspot.com.br.
(Valéria Amorim)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14886
Comentários