A obra “Praça Velho: Socialização, Representações e Práticas Policiais Militares”, do Professor Dr. Agnaldo José da Silva, será lançada no dia 15 de maio, às 18h30, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O lançamento do livro faz parte da programação da II Jornada Acadêmica, realizada pelo curso de Ciências Humanas da UFMA.
O livro é fruto da dissertação de Mestrado do professor Agnaldo, elaborada em 2002. “Fala do processo de socialização dos policiais militares, partindo de quatro categorias de condutas desses profissionais: ‘Praça Velho’, ‘Caxias’, ‘Moita’ e ‘Rambo’”, explica o autor.
No título da obra, o autor já apresenta o termo “praça velho”, que se refere aos profissionais da polícia mais experientes e que fazem uso de um “jeitinho brasileiro”. Outros termos também são expostos: o “Caxias” ( aquele que leva a sério as regras), o “Moita” (mais reservado) e o “Rambo” (que busca ficar sempre em evidência).
A temática é abordada dentro de um contexto de hierarquia. O estudo foi feito a partir de uma pesquisa de campo realizada na Academia de Polícia Militar da cidade de Goiânia (GO). O fato de o professor Agnaldo ter feito parte do quadro da polícia durante oito anos foi determinante por seu interesse pelo assunto.
Segundo o autor do livro, o material se destina aos pesquisadores nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, aos profissionais da polícia e a todos que se interessarem pelo tema. A obra poderá ser adquirida por R$ 10,00, durante o lançamento, na UFMA. (Ascom UFMA Imperatriz)