Após ser lançado durante o 14º Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP), alcançando sucesso de crítica e público, o livro Nossa Imperatriz - cidade majestade, se destaca no meio social, conquistando cada vez mais leitores e admiradores.
Segundo Brawny Meireles, fotojornalista e autor do livro, recentemente diversas personalidades de destaque no cenário das artes, política, esporte, etc., se dispuseram a gravar seus comentários em vídeos falando de suas impressões acerca dessa obra que apresenta a cidade de Imperatriz.
Os vídeos gravados por essas personalidades estão sendo veiculados nas redes sociais.
Além de homenagear Imperatriz, cidade que nos últimos anos experimentou um dos maiores crescimentos do País, o livro também vem contribuir para a formação, expansão e conservação da memória visual de Imperatriz. “Essa obra, ao tempo em que narra a cidade, ela também é didática, transmitindo importantes dados e informações para os leitores”, destaca Brawny.
A obra Nossa Imperatriz - cidade majestade, que conta com a participação de ilustres escritores e poetas, alguns desses membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), como Adalberto Franklin, Tasso Assunção e Edmilson Sanches, trata-se de uma reportagem visual, que constitui-se de três capítulos, sendo: O Passado, referência sobre quando isso tudo era considerado “lugar de índios”, e sobre como se deu o início da povoação da Vila da Imperatriz; Cidade Contemporânea, onde pode se observar o panorama geofísico da cidade e verificar alguns apontamentos sobre a evolução de Imperatriz; e Nosso Povo, distinguindo um pouco do jeito imperatrizense de ser.
Já quanto ao sugestivo título do livro, o autor explica que a intenção é remeter à ideia do pertencimento. “O termo ‘nossa’ ou ‘nosso’ é justamente para lembrar que a cidade tanto nos pertence quanto nós pertencemos a ela”, afirma.
Para Brawny, a mensagem principal que o livro transmite é o ideal de que cada imperatrizense, seja filho natural ou não, deve enxergar a cidade com carinho, com afeto. “Essa obra, ao mesmo tempo que promove a cidade de Imperatriz, enaltecendo o seu potencial econômico e cultural, a sua beleza e o jeito do imperatrizense de ser, também visa despertar um sentimento de orgulho e de pertencimento à cidade, valorizando o que temos de mais precioso”, conclui.
Comentários