Domingos Cezar

O prefeito Sebastião Madeira esteve presente na última sexta-feira (27) na solenidade que marcou o 21º aniversário de fundação da Academia Imperatrizense de Letras (AIL). Na oportunidade, o gestor do município fez a entrega do prêmio AIL 2012 ao escritor e acadêmico Livaldo Fregona, que fez jus ao prêmio com o livro “Contos e Causos”, considerado como melhor obra de literatura do ano passado.
Na ocasião, Sebastião Madeira, que chegou acompanhado do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Lucena Filho, e da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Conceição Formiga, foi recebido pela presidenta da AIL, Edna Ventura, a qual tratou o prefeito como amigo e parceiro daquela Casa de Letras.
Ao entregar o prêmio de R$ 5 mil, instituído há 15 anos por Lei Municipal, o prefeito Sebastião Madeira enalteceu o trabalho de Livaldo Fregona, como cidadão e na qualidade de escritor preocupado com as questões que dizem respeito ao município de Imperatriz. O chefe do executivo municipal lembrou que Livaldo tem demonstrado ao longo dos anos um grande respeito pela terra que o recebeu.
Ao se reportar sobre a Academia de Letras, o prefeito Madeira disse que a casa dignifica o nome da cidade, por ser composta por homens e mulheres preocupadas não apenas com a cultura, “mas com tudo que diz respeito ao desenvolvimento do município, seja no que diz respeito ao setor econômico, educacional, cultural e como um todo”, ressalvou o gestor imperatrizense.
Madeira ressaltou ainda o crescente desenvolvimento de Imperatriz, observando que a Academia muito tem colaborado para que a cidade apagasse a imagem da violência, a qual tem sido substituída por uma imagem de paz, de progresso, de trabalho e, sobretudo, de educação e cultura. “E a realização do Salão do Livro tem sido fundamental nessa transformação”, complementa o prefeito.
“Coincidentemente, a Feira do Livro foi transformada em Salão do Livro (Salimp) no primeiro ano de nosso governo e desde então o evento vem crescendo a cada ano, orgulhando a todos nós imperatrizenses”, lembrou Madeira, acrescentando que, desde então, a Prefeitura de Imperatriz se tornou parceira, bem como o Governo do Estado e a iniciativa privada, na realização do Salão do Livro.