Domingos Cezar
O escritor Livaldo Fregona é o grande vencedor do Prêmio Literário AIL 2018. Seu romance Marilândia - Vale de sonhos e lágrimas foi escolhido pela maioria dos acadêmicos aptos a votar na assembleia ordinária que se realizou na quinta-feira (19), no auditório Vito Milesi, da Academia Imperatrizense de Letras.
Foram inscritas sete obras, porém uma comissão formada pelos acadêmicos Ribamar Silva, Adriana Moulin e Tereza Bom-Fim destacaram três obras que receberão o selo de qualidade AIL. A obra de Livaldo Fregona concorreu com 18º Andar, novela de Marcos Fábio, e Um lugar chamado São Salvador, contos de José Raimundo Araújo.
O prêmio será entregue em solenidade festiva que se realizará dia 27 de abril, às 19h30, na sede da Academia Imperatrizense de Letras, quando a entidade completa 27 anos de fundação. Como se trata de uma Lei Municipal que o criou em 1987, o prêmio de R$ 5 mil será entregue pelo prefeito Assis Ramos, ou seu representante.
Livaldo Fregona nasceu em Marilândia (ES), cidade que passa a trama de seu livro, mas chegou a Imperatriz no ano de 1981. É membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras, onde ocupa a Cadeira 13, que tem como patrono o carolinense Othon Maranhão. É membro correspondente de nove academias de letras de várias regiões do Brasil.
Esta é a terceira vez que vence o Prêmio Literário AIL. Ficou em segundo lugar no concurso promovido pela Academia de Letras e Ciências de São Lourenço, por "Obras Publicadas em 1997", com o livro Nuvens Passageiras. Recebeu o título de Cidadão Imperatrizense e a Comenda Frei Manoel Procópio. Tem 19 obras publicadas.
Comentários