Hemerson Pinto
Depois de discussões sobre a instalação de 88 postes que compõe a Linha de Transmissão de energia elétrica em alta tensão, a obra de responsabilidade da Companhia Energética do Maranhão, Cemar, foi alterada.
Agora, o posteamento que sai da Subestação Santa Rita (próximo à entrada do Ouro Verde) em direção à Subestação Beira-Rio (Beira-Rio) não ocupará passeios públicos nas ruas Paraíba e São Francisco, na Nova Imperatriz.
No primeiro projeto a fixação dos postes em calçadas nas referidas ruas foi questionada por moradores e a discussão levada à Câmara de Vereadores. Em audiência pública a empresa apresentou outras propostas de percurso que poderiam ser adotas para solucionar o problema. Os moradores alegavam que os postes de 22 metros de altura ocupavam muito espaço nas calçadas e contribuíam a poluição visual da cidade.
Há poucas semanas a companhia iniciou a retirada dos postes. Apenas as instalações feitas na Avenida Newton Belo, no trecho que corta os bairros Novo Horizonte, Parque Independência e parte do bairro Santa Inês, nas proximidades da Subestação Santa Rita, não sofreram alterações. A partir dai o posteamento foi desviado e segue por dentro das terras do advogado João Jacob, área conhecido como ‘Quinta do Jacó’, localizada dentro do bairro Nova Imperatriz.
A Linha de Transmissão em 69 KV, entre as duas subestações, é uma alternativa encontrada pela Cemar diante do aumento no consumo de energia, principalmente na área central da cidade, o que em poucos meses, se nenhuma providência fosse tomada, poderia provocar transtornos. Os postes devem preencher o espaço de aproximadamente 16 km entre as duas subestações. Outra subestação, a Santa Lúcia, deverá ser construída no próximo ano.
Comentários