Na quinta-feira (14) aconteceu na Câmara Municipal de Imperatriz a solenidade em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres com entrega de flores e da comenda Alvina Vieira Fortaleza. Cada vereador indicou duas mulheres, sendo Lilia Diniz e Juliana Eugênio indicações do gabinete do Vereador Professor Carlos Hermes (PCdoB). Ambas assumem cargo de chefia e atuam em movimentos sociais.
A honraria foi criada em 2015, através de projeto de lei, para homenagear mulheres de todas as classes sociais que se destacam por suas lideranças, resistências, lutas e superações na comunidade e com serviços prestados à sociedade imperatrizense.
O Dia Internacional das Mulheres assume característica reflexiva, sendo momento para debater políticas públicas e ações de segurança. A homenageada Lilia Diniz lembrou que "este ano já foram mais de 100 mulheres assassinadas, é um momento para a gente refletir sobre isso também" e finalizou "tenho também gratidão! Este reconhecimento é fruto de um trabalho desempenhado com muita dedicação". Juliana Eugênio que também foi homenageada complementou: "A gente vê a solenidade como um reconhecimento, mas é necessário que as mudanças sejam feitas diariamente. Não podemos continuar tendo nossos direitos negados e nossa posição diminuída pelo simples fato de sermos mulheres".
Para o vereador Carlos Hermes as homenageadas são mulheres que se destacam diante do cenário social. "A luta por direitos é árdua. Ter posicionamento militante diante do preconceito e atitudes geradas por serem mulheres, muitas vezes, é receber mais crítica que elogios" disse Carlos Hermes e ressaltou "meu mandato é popular e participativo, uma das minhas bandeiras é promover a cidadania e a igualdade de direitos. Este momento é de reconhecer e também refletir sobre".
Perfil das homenageadas
Lilia Diniz - Artista maranhense, militante social que faz questão de atenuar essa representação em suas apresentações valorizando a cultura e o universo simbólico sertanejo: quebradeiras de coco babaçu, buritis, cordel, repente nordestino, emboladores de coco e poetas populares. Considerada uma das melhores e mais atuantes artistas do Maranhão.
Juliana Eugênio - Jornalista maranhense, feminista com atuação militante nas questões que envolvem direitos das mulheres. Coordenadora de Jornalismo da TV DIfusora Sul buscando promover cidadania através do fazer jornalística para a sociedade imperatrizense, em especial à dignidade das mulheres. (Assessoria)
Comentários