Workshop foi realizado em São Luís para apresentar as dúvidas que surgem no processo de Ligação Nova - Divulgação

Quando um cliente vai se mudar para uma residência nova que nunca teve energia elétrica, é necessário que ele solicite o serviço de Ligação Nova de energia. Mas, antes dessa solicitação, ele precisa providenciar o Padrão de Entrada, que é o conjunto de equipamentos que irá receber o medidor e a instalação da energia. 
Pensando em esclarecer esse processo, a Equatorial Energia Maranhão realizou este mês, na sede da companhia, a 4º edição do Workshop "Ligação Nova - Uma visão Sistêmica". O curso, que acontece anualmente, contou com a exposição da Analista de Distribuição da Companhia, Eduarda Gomes, acerca das normas e procedimentos necessários para que o padrão de entrada de energia esteja apto a receber o serviço de Ligação Nova e, teve como objetivo apresentar de forma clara os obstáculos que surgem no processo de Ligação Nova desde a aquisição de material até a execução da ligação. Participaram do workshop colaboradores de diversas áreas da Equatorial Maranhão, além de lojistas do setor elétrico, eletricistas da comunidade e representantes de escolas profissionalizantes.
Para Eduarda Gomes, o evento foi uma estratégia para orientar as frentes de trabalho que atuam no fluxo de ligação nova "Observa-se que 62% do volume das demandas de ligação nova recusadas e não atendidas pela Companhia são referentes à pendência no padrão de entrada. Neste caso, é preciso desenvolver as diferentes frentes de trabalho, além de oferecer o financiamento do padrão. O ideal é que o cliente solicite a Ligação Nova, monte o padrão corretamente e a equipe vá ao local e efetue a ligação já na primeira visita, antecipando o prazo regulatório" informa Eduarda.
Durante o workshop destacou-se a importância de estar atento, enquanto consumidor, a todo o processo de requisição deste serviço. Ao realizar solicitação de fornecimento de energia elétrica para uma conta contrato que está sendo conectada à rede de distribuição pela primeira vez, o cliente deve conhecer os documentos e as condições de instalação necessários para que o atendimento seja realizado. Por questão de segurança, quando a equipe da Equatorial vai realizar esse serviço e percebe que esse Padrão de Entrada não está montado corretamente, o serviço não pode ser executado e o cliente precisa providenciar os ajustes com um eletricista particular.  Como alternativa, a Equatorial Maranhão oferece o financiamento deste padrão, onde a Companhia pode instalar esse conjunto de equipamentos para o cliente e parcelar em até 24 vezes na conta de energia.

Como solicitar a Ligação Nova
A solicitação pode ser feita pelo site www.equatorialenergia.com.br ou em uma das agências de atendimento presencial. 

Documentos necessários
Em caso de atendimento presencial, o consumidor deve estar munido dos documentos para cada perfil. Para pessoa física: documento com foto e CPF do solicitante, número do cartão social (NIS/BPC/RANI), se houver e, foto do padrão de energia instalado. Para pessoa jurídica: contrato ou estatuto social, cartão CNPJ, foto do padrão de energia instalado e documento com foto e CPF do sócio solicitante. Os documentos ainda podem variar se a solicitação for realizada por um representante desses perfis.

Condições de atendimento 
Para que o colaborador Equatorial possa realizar a ligação da energia, o cliente precisa estar com o padrão de entrada instalado corretamente. O medidor deve estar instalado em lugares que não haja impedimento de acesso para o leiturista. As etapas e detalhes de instalação de padrão estão disponíveis para consulta no site da Companhia.

Como adquirir o padrão
O cliente pode adquirir seu padrão por conta própria, visitando uma loja de materiais elétricos. Ou através de uma das agências aderindo ao financiamento, do produto e instalação, que é oferecido pela Equatorial. Neste caso o valor total pode ser parcelado na conta de luz em até 24 vezes. 

Prazos
Depois de solicitado o serviço de Ligação Nova, segundo regulação da ANEEL, a Equatorial dispõe de três dias úteis para fazer vistoria e dois dias úteis para realizar a ligação, em áreas urbanas. Em áreas rurais, o prazo é de cinco dias úteis para vistoria e mais cinco para a ligação. (Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão)