A nona edição do Seminário Regional de Lideranças será realizado nesta sexta-feira (29) em Imperatriz. Organizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Assuntos Políticos (SEAP) e Casa Civil, o evento será aberto às 8h, no auditório do Palácio do Comércio. Gestores, secretários, vereadores e lideranças dos municípios da Região Tocantina foram convidados a participar do seminário.
“É um dia de extrema importância para os gestores e pessoas envolvidas com as atividades públicas. Por onde passamos, temos alcançado boa aceitação e resultados positivos”, declarou o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha.
De acordo com o secretário adjunto da SEAP, João Macedo, a expectativa em relação ao seminário é muito boa, pois a receptividade nos 34 municípios da regional de Imperatriz está sendo positiva. “Estive em municípios conversando sobre os objetivos do evento e pude constatar que os prefeitos e seus auxiliares aguardam o seminário com entusiasmo”, reforçou.
No evento, o secretário Luís Fernando Silva falará sobre o tema “Competências Municipais e Propostas de Parcerias entre União, Estado e Municípios” e o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antônio José Chatack, abordará a metodologia de formulação das Políticas Públicas do Governo do Maranhão.
Haverão ainda oficinas técnicas, nas quais os participantes debaterão as demandas dos seus respectivos municípios, responderão a questionários e elencarão as principais solicitações de seus municípios. Os seminários têm apoio da Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan); Federação dos Municípios do Maranhão (Famem); Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, os seminários representam um novo modo de administrar. “O governo se aproxima da população, ouve os representantes da sociedade e com base nas demandas apresentadas elabora planos mais realistas, racionaliza custos, estabelece metas e dessa forma, consegue obter os resultados que o povo espera”, assinalou.
Na avaliação do secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, contabiliza números positivos que confirmam o sucesso da ação nos sete seminários já realizados. A média de participantes é de 300 pessoas por evento. Dos 217 municípios maranhenses, 154 já foram ouvidos e apresentaram suas propostas.
O encontro em São Luís, dia 30 de agosto, marcará a conclusão do projeto. Terá a presença da governadora Roseana Sarney, prefeitos, vereadores, secretários de Estado, sindicalistas, trabalhadores e lideranças de todo o estado. Na oportunidade, será feita a avaliação final e a apresentação do relatório contendo as informações e demandas dos maranhenses colhidas nos 11 seminários.
Ontem, os secretários de estado, Hildo Rocha, da Articulação Política; Luís Fernando, Casa Civil; e Fábio Gondim, do Planejamento realizaram reuniões e contatos objetivando o encontro desta sexta-feira. Hildo Rocha fez questão de afirmar que mesmo sendo feriado estadual, o seminário acontecerá normalmente.
“O cronograma estabelecido pela secretarias marca para o final do mês o encerramento dos seminários, com o grande encontro em São Luís e por isso mesmo, estaremos em Imperatriz e aproveito para convidar todas as autoridades dos municípios que compõem a regional de Imperatriz para estarem presentes, pois será de suma importância para eles, especialmente, prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores, contadores, advogados e demais servidores publicos”, convidou.
Municípios que participarão do Seminário em Imperatriz
- Açailândia
- Amarante do Maranhão
- Bom Jesus das Selvas
- Buriticupu
- Buritirana
- Campestre do Maranhão
- Cidelândia
- Davinópolis
- Estreito
- Governador Edison Lobão
- Governador Ribamar Fiquene
- Imperatriz
- Itinga do Maranhão
- João Lisboa
- Lajeado Novo
- Montes Altos
- Porto Franco
- São Francisco do Brejão
- São João do Paraíso
- São Pedro da Água Branca
- Senador La Roque
-Vila Nova dos Martírios
Comentários