Raimundo Primeiro
O imperatrizense tem razão de sobra para festejar os 163 anos de fundação da cidade. O município continua despertando a atenção de empreendedores de importantes centros de desenvolvimento do país e do exterior. Para cá, vêm, diariamente, empresários de diversos setores, prospectando, além de dialogar com as lideranças classistas e políticas.
Hoje, 16 de julho, quando Imperatriz chega ao seu 163º aniversário, razões [e muitas] existem para quem aqui reside comemorar. Gigante, pluralista, a cidade cresce e se faz notar além fronteiras. A palavra desenvolvimento continua na “ordem do dia” na cidade e no Tocantins maranhense.
A reportagem de O PROGRESSO saiu às ruas ontem, foi “fiscalizar” como estava o clima durante as primeiras horas da manhã da quarta-feira, véspera de aniversário de Imperatriz, sobretudo em centros comerciais. Esteve em vários pontos, observando, conversando com populares e, principalmente, lojistas.
Além de continuar abastecendo regiões de três estados – Pará, Tocantins e Piauí – Imperatriz detém, hoje, um PIB de 2 bilhões, 853 milhões e 989 mil, sendo o segundo maior do Maranhão. Os números surpreendem, animando cada vez mais o empresariado. 70% da economia corresponde ao setor de serviços, incluindo o comércio, gerando emprego e renda.
O PROGRESSO ouviu os presidentes de duas importantes entidades representativas do comércio imperatrizense – a CDL e a ALC.
Acompanhe, agora, o que disseram Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Marcone Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), sobre os 163 anos de fundação de Imperatriz, a Princesa do Tocantins, a Rainha do Maranhão.
ENTREVISTAS – CHICO BRASIL / MARCONE MARQUES
Francisco da Silva Almeida: “Imperatriz é forte”
Presidente da CDL destaca potencial empreendedor do município
163 anos de Imperatriz. Qual a avaliação que o Sr. faz do processo de desenvolvimento da cidade?
Francisco Almeida – Sem dúvida, extremamente positiva. O município fica estrategicamente bem localizado. Ou seja, permanece no centro das atenções da Pré-Amazônia, tem se desenvolvido em razão da força dos seus empreendedores, do trabalho desenvolvido pela sociedade de um modo geral. Ao chegar aos 163 anos, Imperatriz, mais do que nunca, atravessa um momento importantíssimo no tocante ao processo de desenvolvimento do Maranhão.
Na condição de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, a CDL, que é conhecida de todos em razão dos diversos projetos de sucesso realizados, como o Sr. observa a participação da entidade no que se refere a sua participação na viabilização dos empreendimentos que para cá vieram, principalmente na área do varejo?
Francisco Almeida – Qualquer sociedade que se organiza, através dos setores em que atua, seja no comércio, na indústria ou na educação, representa a junção de esforços, a manifestação real de crescimento. E nós, enquanto setor terciário, lojista, temos dado a nossa contribuição para o desenvolvimento de Imperatriz.
Como o Sr. avalia a resposta dos empresários locais à assistência a eles dispensada pela CDL?
Francisco Almeida – Nós estamos conseguindo ocupar espaços que são necessários serem preenchidos do ponto de vista da prevenção de crédito e promoções. Não temos dúvida de que ninguém consegue atingir 100% das metas previamente programadas.
Marcone Marques: “Comércio em ascensão”
Empresário acredita nos resultados dos projetos que estão acontecendo no setor varejista
Como o Sr. observa Imperatriz hoje, ao comemorar seus 163 anos de fundação?
Marcone Marques – Com a disposição de sempre, continuo sendo um otimista em relação a Imperatriz, pois a nossa cidade é forte em todos os sentidos.
Quais são as principais barreiras enfrentadas pelos lojistas?
Marcone Marques – Nós somos parte do mercado e, quando existem forças negativas externas que o atingem, também atingem a nossa instituição. Entretanto, de certa forma, ao longo dos últimos 10 anos, Imperatriz tem tido um comércio crescente, com as suas entidades acompanhando, não só em relação à cidade, mas, principalmente, aos empreendedores.
Finalizando, alguma mensagem?
Marcone Marques – Os parabéns, pois estamos na cidade mais forte do nosso Estado. Imperatriz, conforme tenho dito ultimamente, é a “segunda capital do Maranhão”. A cidade é importante para várias regiões.
Comentários