Prefeito Madeira cumprimenta os empresários visitantes
Diretores da ACII e ACIM posam com o prefeito Sebastião Madeira

Domingos Cezar

Lideranças empresariais de Imperatriz e Marabá estiveram reunidas na noite da última quarta-feira (9), no Palácio do Comércio, quando trocaram experiências funcionais e comerciais, as quais deverão ser colocadas em prática em suas entidades. A reunião foi coordenada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, Jairo Almeida dos Santos.
Como anfitrião do encontro, Jairo Almeida passou a palavra, inicialmente, ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá – ACIM, Ítalo Ipojucan, que se fazia acompanhar do diretor Alexandre Zucatelli. O presidente da ACIM destacou a importância econômica das cidades de Marabá e Imperatriz, as quais, segundo ele, possuem ainda laços históricos.
Ipojucan lembrou que esteve em Imperatriz há alguns anos debatendo o projeto Celmar, “mas vejo que de lá para cá a cidade se desenvolveu muito, acredito que no mesmo patamar de nossa Marabá”, disse o presidente da ACIM, observando que “vamos continuar compartilhando essas experiências, pois o reflexo dessas duas associações funciona como agente de desenvolvimento nos dois municípios”.
O líder empresarial marabaense disse ter tomado conhecimento que a diretoria da ACII administra com muita competência o Centro de Convenções de Imperatriz, que lhe foi entregue pelo governo do estado. Ítalo Ipojucan informou que o governo do Pará deverá entregar um Centro de Convenções para a cidade de Marabá, que deverá ser administrado pela entidade que preside e pediu orientação dos colegas imperatrizenses.
O prefeito Sebastião Madeira, que se fez presente à reunião, aconselhou que o presidente da ACIM não pensasse duas vezes e aceitasse a responsabilidade de administrar o Centro de Convenções. “Isso porque, todo Centro de Convenções que é administrado pela esfera pública não consegue se manter porque ele é cedido de graça para entidades, igrejas e associações. “Aqui é cobrado de todos, taxas para sua manutenção”, observou.
Madeira aproveitou o momento para lembrar as lideranças empresariais de Imperatriz que o governador Flávio Dino tinha visita marcada para esta sexta-feira (11) e se colocou à disposição das entidades empresariais para cobrar do governo do estado a recuperação, ampliação e refrigeração do Centro de Convenções. “Mas para que sejamos atendidos é preciso que apresentemos um projeto que atraia a atenção do governador”, orientou.
Serviços da ACII – Diretores e colaboradores da ACII apresentaram aos empresários de Marabá, os serviços oferecidos pela entidade aos seus associados, destacando o trabalho e associativismo, que segundo eles, prioriza o empreendedorismo. A entidade tem como visão, a referência na prestação de serviços e como valores, o fomento ao associativismo, com responsabilidade socioambiental.
Do portfólio de serviços da ACII consta, aquisição e concessão de crédito; certificado digital Certisign, programa de complementação educacional e ferramentas de comunicação. Destacaram o Centro de Convenções, administrado pela ACII, como palco dos grandes eventos de Imperatriz. Foi ainda apresentado vídeo da realização das duas últimas Feiras do Comércio e Indústria de Imperatriz – FECOIMP.
Por sua vez, o diretor executivo do Grupo Zucatelli, Alexandre Zucatelli, com seus colaboradores, apresentaram ao empresariado imperatrizense, o Cartão Zucard, instituído pelo Grupo Zucatelli, destacando seus benefícios aos empresários e seus empregados. O Grupo Zucatteli tem concessionária de máquinas e veículos com sede em Marabá (PA) e filiais no Maranhão, nas cidades de Imperatriz e São Luis.
Intercâmbio – Último a se pronunciar, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira elogiou as diretorias das duas entidades, observando que elas devem manter esse intercâmbio comercial, pois são as duas cidades que possuem setores comerciais extremamente dinâmicas. “Mesmo que o país esteja passando por uma enorme crise, essas cidades, assim como, Araguaína (TO), Parauapebas (PA) e Paragominas (PA) mantêm os seus ritmos de desenvolvimento”, concluiu Madeira.