“Vejo como um avanço a abertura do escritório político do senador Roberto Rocha em Imperatriz para receber as demandas da região. Acredito que quem ganha com isso é o povo desse lado do Estado, que assim fica mais perto do Senado”, declarou o professor universitário e ex-vereador Esmerahdson de Pinho, após conhecer a estrutura do escritório e alguns do projetos do senador Roberto Rocha no Senado da República.
Para o professor, no inconsciente coletivo da população se estabeleceu a impressão que um senador da República é um personagem distante, inacessível e que ao tomar essa atitude de interiorizar o mandato o senador maranhense quebra esse paradigma. “Aqui presenciamos uma estrutura que tem tudo para aproximar o senado da população e que as causas que ele {Roberto} tem abraçado são do tamanho de um senador, como essa luta pela revitalização dos rios maranhenses”.
Na visita ao escritório do senador Roberto Rocha, o professor Esmerahdson de Pinho estava acompanhado do presidente da Colônia de Pescadores Z-29, Salomão Santana, que quis saber um pouco mais do projeto dele de inclusão da bacia Araguaia-Tocantins na área de influência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - Codevasf.
Por telefone, Roberto Rocha {no viva voz} teve a oportunidade de tirar todas as dúvidas apresentadas. O Projeto de Lei 4450/16 amplia para todo o Estado a atuação da companhia. O projeto deve ser votado logo no reinício das atividades do Senado, em agosto.
“Esperamos que esse gesto do senador sirva de exemplo para que outros políticos procedam da mesma forma para que a população tenha acesso às ações dos nossos representantes”, reagiu o líder dos pescadores após a conversa com o senador. Salomão Santana disse ainda que quando se disponibiliza um escritório com uma estrutura como a que acabava de conhecer é porque há realmente interesse que a população participe do mandato. “Isso é válido porque o cidadão fica mais próximo e sem intermediário para chegar até o senador”, concluiu o líder classista.
O pescador Albane Freitas, o pastor evangélico Hermínio Martins, e o jornalista e advogado Wacy Freitas também visitaram ontem o escritório do senador Roberto Rocha.
Para o pescador, a instalação do escritório quebra o dito popular que senador as pessoas só veem pela televisão. “Mostra organização, compromisso e boa vontade”, completou o pastor Hermínio, seguido do advogado Wacy Freitas, que declarou: “Algumas demandas nascem do diálogo, da proximidade com o cidadão, com o vereador, com o prefeito, o que certamente fará com que o senador sinta, de fato, o que é prioridade. A cidade de Imperatriz ganha muito com esse escritório. Aqui me sinto bem à vontade”, concluiu.
Segundo o senador Roberto Rocha, essa é a primeira vez na história que o interior do Maranhão tem um gabinete de representação de um senador da República. Além do de Imperatriz, serão abertos um em Caxias e outro em Balsas. O de Imperatriz se destina a atender pelo menos 42 municípios desse lado do Estado. (Elson Araújo)
Comentários