Domingos Cezar
Com a denominação de “Mutirão do Bom Exemplo”, moradores do Conjunto Vitória, Vila Vitória e Habitar Brasil, com apoio de pessoas que residem em outros bairros, promovem, no próximo sábado (16), a partir das 8h, um grande mutirão, que começa pelo terreno do poço que serve a comunidade, passando pela praça e pelas principais ruas.
O evento é promovido pela líder comunitária do bairro, Edna Monteiro, que espera contar com a participação de pelos menos 400 pessoas, as quais já demonstraram interesse em trabalhar nesse mutirão verde. O objetivo é limpar algumas áreas do bairro, bem como conscientizar as pessoas para o início da coleta seletiva do lixo.
O engajamento de Edna é fruto do trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) e pela Prefeitura Municipal, com a realização do I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, realizada nos dias 4 e 5 de junho. Ela participou ativamente do seminário, repassando ideias que serão úteis para a comunidade.
Edna afirma que, para realização do mutirão, ela está contando com o apoio da Prefeitura Municipal, por intermédio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e Desenvolvimento Social (Sedes). “O prefeito Sebastião Madeira sempre presta seu apoio quando realizamos algo que beneficie nosso povo”, observou.
Outro ponto alto do mutirão é a coleta de material reciclável, que os participantes farão de porta em porta, conscientizando os moradores de realizarem a coleta seletiva de lixo. “O Fórum Ambiental nos proporcionou conhecimentos, através de palestrantes que conhecem profundamente essa questão e, como já tínhamos essa ideia, agora vamos colocar em prática”.
A líder comunitária informa, ainda, que a Prefeitura cedeu mil mudas de árvores nativas, que serão plantadas nas ruas e praças dos três bairros. “Nós sentimos a urgente necessidade de se arborizar ruas e praças de nossos bairros, o que vamos fazer com muito orgulho e vigiar também para que ninguém venha a destruí-las”.
Para realização do evento, Edna vai contar com uma gama de professores e estudantes universitários, os quais proferirão palestras sobre meio ambiente, cidadania, ética, fornecimento de energia, água, direitos da mulher, entre outras palestras de interesse da comunidade. “Precisamos conscientizar as pessoas dessas coisas essenciais na construção da cidadania”.
Um dos incentivadores do mutirão, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, José Fernandes Dantas, elogia a atitude da líder comunitária em realizar um trabalho que não é apenas do poder público. “A sociedade deve estar engajada com ações como essa, que conta também com o apoio do prefeito Sebastião Madeira”, afirma José Fernandes.
Comentários