O deputado Léo Cunha (PSC) confirmou sua participação na audiência pública que discutirá nesta quinta-feira (22) sobre a “Degradação Ambiental dos Recursos Hídricos de Imperatriz com Formatação de Estudos Técnicos para Mapear a Origem da mesma e Posterior Revitalização deste Recurso”. O evento é fruto de uma iniciativa do vereador Chiquim da Diferro (PMN) e ocorrerá a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Imperatriz.
“O assunto que será discutido nesta audiência é de suma importância para a nossa população, visto que ter recursos hídricos disponíveis e de qualidade é primordial à sobrevivência humana”, ressaltou o parlamentar, que se disse lisonjeado pelo convite para participar da audiência.
A questão ambiental sempre fez parte das preocupações do deputado, desde o início do seu mandato, em fevereiro de 2011, quando também assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente da Casa e atuou enfaticamente em torno desse assunto.
Apesar de já ter concluído sua gestão à frente da Comissão do Meio Ambiente, o deputado optou em continuar sendo membro titular dessa Comissão, numa demonstração de total interesse pelo tema.
O tema a ser discutido na reunião desta quinta-feira abordará, principalmente, a atual situação por que passa o rio Tocantins e os riachos que cortam o município de Imperatriz e nele deságuam.
Recentemente, em uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), constatou-se, nos riachos Capivara, Santa Tereza, Do Meio, Cacau e Bacuri, a presença de substâncias químicas; em teores elevados, fungos e bactérias nocivos à saúde humana.
A pesquisa apontou ainda que essa situação ocorre em função do despejo de sólidos orgânicos derivados de dejetos humanos diretamente nesses riachos e também, de substâncias químicas fosforadas e cloradas proveniente de agrotóxicos utilizados no cultivo de hortaliças, frutas e pastagens, as quais podem causar câncer após serem ingeridas.
Uma situação bastante preocupante e que jamais poderia ficar fora dos assuntos tratados pelos representantes políticos da região tocantina, como ressalta o deputado: “Como deputado que representa essa região e filho da cidade de Imperatriz, jamais poderia deixar de comparecer a essa audiência, pois sei que é nessas discussões que será encontrada uma solução a fim de proteger nossos recursos hídricos e nosso rio Tocantins,” disse Léo Cunha. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14359
Comentários