A biblioteca instalada nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Imperatriz-MA, denominada Indústria do Conhecimento, situada à rua Y, s/n, bairro Nova Imperatriz tem contribuído para despertar o interesse pela leitura e facilitado a pesquisa e alfabetização das crianças que frequentam regularmente este espaço.
Inaugurada em maio de 2012, dotada de 1.656 exemplares em diversas áreas do conhecimento, como: geografia, história, biologia, física, literatura, gramática, matemática, dicionários de língua estrangeira, revistas, gibis, DVDs, CDs, entre outros.
Com capacidade de comportar vinte e cinco (25), a biblioteca possui um cronograma de atendimento às crianças da comunidade de Imperatriz. Durante as terças e quartas feiras são atendidas duas turmas, a primeira de 13 às 15h e a segunda de 15 às 17h; já a segunda turma é atendida as quartas e quintas feiras, no mesmo horário. Durante as sextas-feiras a biblioteca é disponibilizada aos alunos do Senai.
Atualmente, a biblioteca está funcionando apenas no período da tarde, ou seja, de 13 às 19h. Embora, essa situação seja provisória, pois, já está sendo providenciada a contratação de uma bibliotecária para equacionar este problema.
Com excelente estrutura física, toda climatizada, cadeiras e mesas confortáveis, ambiente bem iluminado, possui TV de led, aparelho de DVD, nove computadores, sendo que, atualmente apenas sete funcionam. Apesar de não haver acesso à internet, ainda assim, os computadores são uma das grandes atrações para as crianças que frequentam a biblioteca, geralmente de baixa renda.   
Segundo a estagiária, Samara Pimental, a comunidade do bairro Nova Imperatriz é privilegiada por dispor desta biblioteca, pois, além deste polo favorecer ao desenvolvimento intelectual, contribui para o aprimoramento da coordenação motora das crianças que frequentam este espaço. Entre as atividades desenvolvidas na biblioteca estão: leitura, interpretação de texto, dramatização com fantoches e dedoches, confecção de cartazes, pinturas, filmes, gincanas culturais, entre outros.
Os livros que compõem o acervo da biblioteca do Senai são adquiridos através do Sesi de São Luís, contudo, se a comunidade local tiver interesse em realizar doações, este gesto é sempre bem vindo.
“Um evento que marca o calendário de nossa biblioteca é a colônia de férias, nos meses de janeiro e julho. Várias brincadeiras, competições, atividades lúdicas são desenvolvidas. O objetivo é propiciar entretenimento as crianças da comunidade. É gratificante saber que o Sesi, Senai, Fiema e IEL tem o compromisso e responsabilidade social com a sociedade imperatrizense, pois, o objetivo da Indústria do Conhecimento é contribuir com a formação de nossas crianças”, acrescenta Samara. (Assessoria / Janilene Sousa e Rayane Carvalho)