Com início no dia 07 de julho, os leilões da 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) devem superar o número registrado ano passado de 1.718 animais comercializados. “Todos os anos buscamos aumentar a qualidade e quantidade de animais em nossos leilões. E este ano não será diferente! Já estamos com quase tudo pronto para oferecer ao público uma maior qualidade e diversidade de raças de animais”, disse o secretário do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e organizador dos certames, Karlo Marques.
Em 2012, no decorrer dos sete leilões, foram comercializados 36 machos e 63 fêmeas de equinos e muares. O número de bovinos com origem pura negociado foi de 116 machos e 284 fêmeas. E os bezerros bateram recorde de venda pela genética e precocidade apresentada, somando 1.219 animais vendidos.
Ainda, as raças de bovinos negociadas nos leilões de 2012 foram Nelore, Nelore Mocho, Tabapuã, Girolando e Gir. Já no segmento de equinos, os tipos predominantes de animais foram: Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, Muares e Jumentos. Este ano, a pecuária deve voltar com força total na 45ª Expoimp apresentando uma mostra da produção maranhense e animais de outros estados.

Programação - A agenda dos leilões da Expoimp 2013 começa no domingo, 7 de julho, com um café da manhã, seguido pelo 13º Leilão Balde Branco. Na terça-feira, 9 de julho, às 20 horas, acontece o 2º Leilão Comitiva da Amizade. Na quarta-feira, 10 de julho, às 20 horas, a programação fica por conta do 3º Leilão Nelore Produção Vale do Mutum. Quinta-feira, 11 de julho, é a noite do 2º Leilão Integração Nelore Elite. Na sexta-feira, 12 de julho, às 20 horas, o 4º Leilão Mangalarga Marchador. No sábado, 13 de julho, ao meio dia, o 9º Leilão Tabapuã Vale do Mutum e Convidados. No domingo, 14 de julho, ao meio dia, encerrando os leilões, acontece o 11º Leilão Pec Semên Alta Genetics. (Assessoria de Imprensa)