Com o objetivo de contribuir para o avanço e melhoria genética do gado de toda a região, o V Leilão Fazenda Arco-Íris Nelore de Elite foi promovido na noite dessa sexta-feira (10), na 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Entre touros, vacas (inclusive prenhas) e novilhas, foram arrematados 53 animais e um embrião da raça, em 34 lotes expostos durante o certame.
De acordo com o proprietário da fazenda que promoveu o pleito, Gerson Kit, a Nelore é a raça que mais se adapta às diversas condições da região e, por isso, esse gado é tão valorizado, chegando a ser vendido pelo preço mínimo de R$ 16 mil por animal em cada leilão.
“A maioria desses animais são filhos, irmãos, ou até mesmo animais vistos na Expoimp. Não existe raça melhor, mas sim mais adaptada a determinada situação. Sem dúvida nenhuma, o Nelore é o animal mais adaptado às condições brasileiras de trato, de pastagem extensa, de exposição a parasitas”, exemplifica Gerson, entre outros fatores.
O pecuarista conta, ainda, que o objetivo da propriedade é a produção de genética para a reprodução de animais de alta qualidade. A venda do Nelore acaba fazendo com que essa excelência seja levada para rebanhos de outros pontos da Região Tocantina.
“As crias que nascem dessas fêmeas, ou desses touros, que a gente vende, fazem com que todo o rebanho da região melhore muito. Quando fazemos a venda, disseminamos (os Nelores) para todas as cidades da região e isso, ano após ano, aumenta esse círculo de influência. Cada vez mais a gente vê compradores vindos de pontos mais distantes comprar esses materiais genéticos”, fala.
Exemplo disso é o pecuarista Edmilson Oliveira, que já é um cliente da Fazenda Arco-Íris e veio do município de Itinga para comprar as ofertas da noite. Segundo ele, a qualidade do gado do leilão é a mesma que na propriedade, mas, apesar de poder sair mais caro, as facilidades de pagamento são melhores pelo certame.
“Eu vim para comprar os animais, que são de qualidade. Aqui a facilidade é maior, porque que posso pagar em mais parcelas”, diz Edmilson, que comprou um tourinho com 16 meses de idade, filho de um bicampeão da raça. Ele e os demais compradores poderão pagar os lotes adquiridos em 24 parcelas.
Para a alegria do público, alguns Nelores foram expostos do lado de fora do Tatersal Rafael Almeida Ribeiro, e os visitantes puderam tocar e tirar fotos com os exemplares. Além de presentes no catálogo, alguns animais, como mulas, foram vendidos por meio de lotes especiais.