Com o objetivo de contribuir para o avanço e melhoria genética do gado de toda a região, o V Leilão Fazenda Arco-Íris Nelore de Elite foi promovido na noite dessa sexta-feira (10), na 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp). Entre touros, vacas (inclusive prenhas) e novilhas, foram arrematados 53 animais e um embrião da raça, em 34 lotes expostos durante o certame.
De acordo com o proprietário da fazenda que promoveu o pleito, Gerson Kit, a Nelore é a raça que mais se adapta às diversas condições da região e, por isso, esse gado é tão valorizado, chegando a ser vendido pelo preço mínimo de R$ 16 mil por animal em cada leilão.
“A maioria desses animais são filhos, irmãos, ou até mesmo animais vistos na Expoimp. Não existe raça melhor, mas sim mais adaptada a determinada situação. Sem dúvida nenhuma, o Nelore é o animal mais adaptado às condições brasileiras de trato, de pastagem extensa, de exposição a parasitas”, exemplifica Gerson, entre outros fatores.
O pecuarista conta, ainda, que o objetivo da propriedade é a produção de genética para a reprodução de animais de alta qualidade. A venda do Nelore acaba fazendo com que essa excelência seja levada para rebanhos de outros pontos da Região Tocantina.
“As crias que nascem dessas fêmeas, ou desses touros, que a gente vende, fazem com que todo o rebanho da região melhore muito. Quando fazemos a venda, disseminamos (os Nelores) para todas as cidades da região e isso, ano após ano, aumenta esse círculo de influência. Cada vez mais a gente vê compradores vindos de pontos mais distantes comprar esses materiais genéticos”, fala.
Exemplo disso é o pecuarista Edmilson Oliveira, que já é um cliente da Fazenda Arco-Íris e veio do município de Itinga para comprar as ofertas da noite. Segundo ele, a qualidade do gado do leilão é a mesma que na propriedade, mas, apesar de poder sair mais caro, as facilidades de pagamento são melhores pelo certame.
“Eu vim para comprar os animais, que são de qualidade. Aqui a facilidade é maior, porque que posso pagar em mais parcelas”, diz Edmilson, que comprou um tourinho com 16 meses de idade, filho de um bicampeão da raça. Ele e os demais compradores poderão pagar os lotes adquiridos em 24 parcelas.
Para a alegria do público, alguns Nelores foram expostos do lado de fora do Tatersal Rafael Almeida Ribeiro, e os visitantes puderam tocar e tirar fotos com os exemplares. Além de presentes no catálogo, alguns animais, como mulas, foram vendidos por meio de lotes especiais.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15355
Leilão de Nelores contribui para melhoramento genético de gado da região
Foram arrematados 53 animais e um embrião da raça, em 34 lotes oficiais
Comentários