No próximo sábado começa a 46ª Exposição Agropecuária de Imperatriz. No dia seguinte, no domingo (6), a cidade recebe o I leilão de gado leiteiro – Laticínios Palate – Fazenda Mogi Guaçu. A ideia é proporcionar melhoramento genético do rebanho bovino e aumentar a produtividade no eixo entre os Estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
Segundo o gerente de laticínios da PALATE, José Paulino Siqueira, “o aperfeiçoamento dos rebanhos leiteiro é um assunto que interessa diretamente aos produtores da região que buscam por melhorias na produtividade. Um grande desafio é fazer o melhoramento genético associado ao clima predominante tropical e isso é o que nós fazemos na Fazenda Mogi Guaçu, melhoramos os animais e eles são aclimatados para a região. Com isso, nossos animais conseguem produzir uma média diária de leite acima da nacional”.
Serão leiloados 150 animais, divididos em 4 tipos de lotes, touro Gir, vacas paridas, vacas amojadas e novilhas prenhes, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
“Os animais escolhidos para o leilão da raça Girolando compreendem alta carga genética, pois já é o resultado de um trabalho sério de inseminação com Touros Top realizado pela Fazenda Mogi Guaçu. Terá também animais da raça Gir Leiteiro e vacas paridas com produção média de 20Lts”, afirmou o supervisor de Distrito Leiteiro da Palate, Thiago Milhomem. (Assessoria de Imprensa)
Comentários