Enviada pelo prefeito Madeira e aprovada pela Câmara Municipal, a Lei Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento abriu as portas de Imperatriz para as empresas que aqui quiserem se instalar. Para o prefeito Madeira, a lei confere aos investidores uma série de incentivos. “Aqui, só não se instala quem não quiser”, garantiu o prefeito. A chegada da Motocargo, entende o prefeito, é resultado disso.
O empresário Nelson Castilho disse que o Grupo Liderança não deve ser o único empreendimento a se instalar em Imperatriz nos próximos meses atraídos pelo potencial do Estado e pelas vantagens oferecidas. Segundo ele, há novas possibilidades de investimentos, não só para a cidade, mas para todo o Maranhão.
Disse Castilho que uma das empresas que estaria interessada em abrir uma fábrica no estado é a Brasil Foods, criada a partir da fusão da Perdigão com a Sadia. Este projeto ainda está em fase inicial, mas o interesse do grupo pelo Maranhão é real, conforme garante Castilho.
“Em Brasília, estivemos reunidos com o diretor institucional da Brasil Foods, Júlio Batista. Essa empresa também tem um projeto no BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], ainda em fase embrionária. O presidente [do Senado, José] Sarney já garantiu todo o apoio. Esta empresa virá para o Maranhão para montar um projeto avaliado em torno de 400 milhões de reais. É um projeto grandioso”, disse o empreendedor. Se confirmada a vinda da Brasil Foods para o estado, Imperatriz é forte candidata a ser escolhida para sua instalação.
Além disso, a própria Motocargo pode aumentar seus investimentos na cidade. Castilho garantiu ter indicado aos empresários que também produzam outros produtos na montadora de Imperatriz, como motocicletas e bicicletas elétricas, entre outros.
Crescendo a todo vapor - Imperatriz vem recebendo grandes investimentos nos últimos anos. O maior expoente desta realidade é a fábrica de papel e celulose da Suzano, já em fase de construção. Inicialmente prevista para ser instalada em Porto Franco, a empresa acabou decidindo pela cidade, após os representantes do grupo receberem a visita do prefeito Madeira, que defendeu a mudança do destino.
A estimativa é que a Suzano gere cerca de seis mil empregos na cidade. Por enquanto, a empresa prepara profissionais para o trabalho na indústria. O investimento total é avaliado em aproximadamente quatro bilhões de reais.
Além da Suzano, a cidade também já recebeu uma loja do Atacadão, que faz parte do grupo Carrefour. Uma fábrica da Coca-Cola também está confirmada para se instalar na cidade. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14234
Comentários