Moradores aproveitaram primeiro dia do projeto

Hemerson Pinto

Nada de pessoas trancadas em casa ou caminhando em passos rápidos pelas ruas do bairro Leandra. Na manhã de ontem, nas primeiras horas dos trabalhos realizados pelo projeto Justiça nos Bairros, o que se viu foram moradores chegando e saindo na Assembleia de Deus, onde as atividades são realizadas, e grande movimentação de veículos na principal rua da comunidade.
“É tudo muito diferente, algo que a gente nunca viu por aqui. Moro há sete anos neste bairro e só agora podemos dizer que a gente pode respirar aliviado e ter acesso fácil aos benefícios que são oferecidos aqui hoje, como consultas médicas e atendimento jurídico”, disse a dona de casa Martene Dias de Macedo.
Martene chegou cedo ao local onde desde às 8h de sexta-feira, 11 de abril, um grupo de médicos, assistentes sociais, agentes de saúde, promotores, juízes, recebiam os moradores. “Trouxe meus dois filhos. Eles foram atendidos por odontologista, receberam aplicação de flúor e ganharam kits com escovas de dente, creme dental, flúor, tudo pra cuidar da saúde da boca da criançada”, disse, ao se dirigir para outro posto de atendimento, a procura de um clínico geral. “Agora é minha vez de ser consultada”, comentou.
“Bom mesmo seria se não demorasse muito a gente receber outro mutirão como esse. Eu estou aqui procurando um oftalmologista. Tenho 57 anos e minha vista não é mais a mesma. Não posso perder essa oportunidade”, afirmou a dona de casa Ademildes Batista da Silva.
O projeto Justiça nos Bairros é uma iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão. Em Imperatriz, organizado pela Comarca da cidade, com apoio de parcerias que fazem a diferença na promoção da cidadania em cada bairro atendido. No final da tarde de ontem, o ‘Casamento Comunitário’, parte do projeto, realizou 114 casamentos no bairro Leandra.
Segundo Martene, desde a operação realizada meses atrás pela Polícia Militar no bairro Leandra, a comunidade “está bastante aliviada e feliz”. Para este sábado o projeto vai realizar palestras sobre sexualidade na adolescência, drogas e trabalho infantil. Haverá apresentação de peças teatrais.