Atendimento aos idosos no Lar São Francisco

Hemerson Pinto

Imperatriz faz 162 anos de fundação, e a Associação Lar São Francisco de Assis tem 38 anos de atendimento a idosos de Imperatriz, de outras cidades do Maranhão e de outros estados brasileiros. Tem gente que não sabe nem mesmo de onde veio, mas encontrou no aconchego da casa localizada na Rua Pará, Nova Imperatriz, o carinho que faltou no seio familiar.
A associação não tem fins lucrativos. É uma instituição não governamental e depende de doações, que sempre surgem. Nos 162 anos de Imperatriz, há quase quatro décadas a história de nossa cidade tem páginas que registram o trabalho da associação criada pela Campanha de Caridade Cristã, Voz Espírita.
O espaço tem capacidade para 48 idosos, mas ultimamente tem 46 moradores. São 38 homens e 18 mulheres. Visitas de instituições religiosas, dos vizinhos do Lar São Francisco e de voluntários imperatrizenses que frequentam a casa todos os dias, deixam o ambiente mais agradável aos atendidos pela casa.
O abrigo é mantido com benefícios dos abrigados, que destinam 70% do valor de suas aposentadorias para ajudar na manutenção das despesas do lar, o que inclui alimentação, medicação, energia, telefone, água, folha de pagamento, entre outros. Os 30% são destinados para atender às necessidades pessoais dos abrigados.
Convênios com a Prefeitura de Imperatriz e faculdades públicas e provadas ajudam a melhorar a qualidade de vida dos idosos. 
Pessoas idosas esquecidas pela família e pela sociedade foram acolhidas no Lar São Francisco. Histórias de vidas que se misturam à história de Imperatriz.