Lucena Filho entrega a Edna Ventura homenagem pela AIL
Zeca Tocantins e gestoras escolares que receberam kits

Domingos Cezar

Um concerto de canto e música instrumental marcou a solenidade de lançamento do projeto Arte & Cidadania nas Escolas, para o ano letivo de 2014. O evento reuniu na tarde da última quinta-feira (20), nas dependências do Teatro Ferreira Gullar, gestores escolares, artistas, operadores de direito, intelectuais, estudantes e outros convidados.
Na abertura, o coordenador Zeca Tocantins falou da importância do projeto que passou por dezenas de escolas públicas do município de Imperatriz, Governador Edison Lobão e São Miguel do Tocantins (Bela Vista). “O projeto este ano se estenderá a mais 20 escolas da zona urbana e rural do município”, explicou Zeca Tocantins.
O coordenador convidou ao palco o cantor Clodoaldo Bezerra, que interpretou canções de artistas locais, a exemplo de Carlinhos Veloz e Erasmo Dibel, encerrando sua participação cantando com o público a música “Ave de Arribação”, em homenagem ao cantor/compositor Neném Bragança, expoente do projeto que se encontra em tratamento de saúde.
Convidado ao palco, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano de Lucena Filho, justificou a ausência do prefeito Sebastião Madeira, que deveria se fazer presente, mas teve que participar de uma reunião urgente com autoridades de Brasília para tratar da situação de emergência por qual passa o município de Imperatriz.
Lucena Filho afirmou que o prefeito Sebastião Madeira é um dos maiores entusiastas do projeto que é de responsabilidade da FCI, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, Comissariado de Justiça, Academia Imperatrizense de Letras (AIL), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Associação Artística de Imperatriz (Assarti). “Todos trabalham para o êxito do projeto”, destacou Lucena.
O juiz Delvan Tavares, que coordena o projeto ao lado do cantor/compositor Zeca Tocantins, afirmou que o projeto Arte & Cidadania oferece a grande oportunidade das escolas descobrirem os seus talentos. “O projeto estimula os jovens estudantes a descobrirem seus talentos artísticos, às vezes até então desconhecidos”.
Delvan Tavares fez questão de lembrar que artistas do quilate do cantor/compositor Neném Bragança e o artista plástico Tom Neves, “que tem dois quadros de sua autoria no Vaticano, estão no projeto desde o início e agora temos o orgulho de recebermos o promotor Joaquim Filho e o defensor público Fábio de Abreu, que passam a integrar o projeto”.
De acordo com Delvan Tavares, o projeto tem um alcance social muito além do que avalia a sociedade. “Levar noções de ética e cidadania aos jovens, por meio do Comissariado de Justiça, tem transformado os destinos desses jovens”, afirmou o magistrado, solicitando aos gestores escolares presentes que recebam o projeto “com o mesmo carinho que nós o levamos até vocês”.

Escolas que receberão o projeto em 2014

Conforme informa o coordenador Zeca Tocantins, foram agendadas para o primeiro semestre deste ano as seguintes escolas: Escola Castro Alves I – Vila Redenção, Escola Frei Tadeu – Vilinha, Escola Giovani Zanni – São José do Egito, Escola Machado de Assis – Vila Nova, Escola Paulo Freire – Parque Amazonas, Escola União – Parque Amazonas, Escola São Vicente de Paula – Centro, Escola Enock Alves Bezerra – Povoado Imbiral, CE Governador Árcher – Centro e CE Vespasiano Ramos – Vila Nova.
No segundo semestre foram agendados ao projeto os seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Santos Dumont – Bacuri, Escola Hebe Cortez – JK – 50º BIS, CE Tancredo Neves – Vila Redenção, CE Delahê Fiquene – Vila Lobão, José Queiroz – Vila Vitória, Escola Tomé de Souza – Povoado olho D’Água dos Martins, Escola Tiradentes – Parque Anhanguera, CE Estado de Goiás – Centro, CE Nascimento de Moraes – Praça da Bíblia e Escola Manoel Procópio – Centro.