“1,2,3..e já”. São os comandos do professor de educação física que ditam o ritmo da aula de aeróbica do projeto Saúde é Vida, que tem por objetivo incentivar a prática de exercícios físicos e hábitos alimentares saudáveis. O projeto social, que já era desenvolvido no Parque Alvorada, inaugurou mais uma turma nesta terça-feira (07). Desta vez, as aulas gratuitas ocorrem no pátio da Igreja Cristo Salvador, no Parque do Buriti.
O ‘Saúde é Vida’ é mantido pelo vereador professor Carlos Hermes do PCdoB desde o ano passado e já beneficia a mais de 200 pessoas. “Assumimos o compromisso no Parque Alvorada, agora o projeto vai beneficiar a região dos parques Anhanguera e Buriti; São Salvador e bairros vizinhos. Fizemos a parceira com a paróquia e aqui vamos desenvolver aulas duas vezes por semana ou mais, com a orientação de um profissional de educação física”, explica Carlos Hermes.
Dona Maria Luzanira, 72 anos, é uma das participantes do projeto. De camisa amarela, boné branco e calça colorida, ela ocupa a primeira fila. Mas, não são as roupas e nem o posicionamento dela que chamam atenção; é a disposição às seis horas da manhã. “Eu já acordo toda animada e se é bom para melhorar minha saúde, as articulações, a respiração, então, não tem porque ter preguiça. Devido a idade fico um pouco cansada, aí eu paro e continuo de novo”.
Quem também encarou o desafio de conciliar o exercício físico com as atividades do dia – a dia foi Delma Oliveira. Mãe de dois filhos, ela encontrou no projeto uma forma de aliar as atividades domésticas e profissionais com as recomendações médicas. “Durante a minha última gravidez, eu tive problema de pressão alta e o médico disse para eu fazer atividade física, mas, não tinha tempo. E este horário do projeto me beneficiou, assim sendo, além da questão estética ajuda a minha saúde”.
O projeto Saúde é Vida no Parque do Buriti é uma parceria do vereador professor Carlos Hermes com a Paróquia Cristo Salvador, na pessoa do padre Francisco Rodrigues, pároco daquela comunidade católica, e do Isaias Mourão, coordenador da Pastoral Familiar de Cristo Salvador. Além do profissional de educação física, a ação conta também com o auxilio de um técnico de enfermagem, para aferir a pressão arterial dos participantes.
Responsabilidade social – Além deste projeto, o vereador Carlos Hermes também mantém o Cursinho Popular Pré-vestibular Anhanguera-Buriti que atende a mais de 100 estudantes da rede pública de ensino, com aulas três vezes por semana, na Escola Edison Lobão. O cursinho conta com mais de 25 professores voluntários de várias instituições da cidade, dentre elas Universidade Estadual do Maranhão e Instituto Federal do Maranhão. Em breve, será lançada a Escolinha de Futebol Popular Anhanguera-Buriti, que contemplará meninos de 06 seis a 16 anos de idade. (Paula de Társsia)
Comentários