A UFMA, campus Imperatriz, realizou na última quarta-feira (04) a abertura da campanha institucional "Acerte a Lata - O lixo não desaparece depois que vai para a lixeira". O evento aconteceu no auditório da universidade e contou com a presença do diretor do campus, Marcos Fábio, da bióloga e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam), Ivanice Cândido, e do presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável (ASCAMARI), José Ferreira Lima.
A coleta seletiva dentro da UFMA está sendo realizada por meio de uma parceria entre a instituição e a Ascamari. Os resíduos são depositados pela comunidade universitária nas lixeiras de coleta seletiva espalhadas pelo campus. Semanalmente, membros da associação fazem o recolhimento do material dentro da universidade e levam para a Associação, onde os resíduos são selecionados e vendidos para empresas especializadas. A renda é dividida entre os catadores membros da associação.
De acordo com o presidente da Ascamari, José Ferreira, a separação adequada do material facilita o trabalho dos catadores e ações como campanhas educativas ajudam a incentivar a população a agir da forma correta. "Nós temos um longo tempo para convencer a população a fazer a sua parte. Essa iniciativa junto com a UFMA vem para esclarecer e fomentar na população o interesse pela coleta seletiva", avalia.
A presidente do Commam, Ivanice Cândido, também presente na abertura da campanha, parabenizou a iniciativa da universidade e a definiu como indispensável para o processo de conscientização. "É uma questão de urgência. Educar não se faz da noite para o dia. Isso aqui é gratificante", comenta.
A campanha tem como foco principal o apoio à coleta seletiva e busca conscientizar a população acadêmica a respeito do assunto. Durante a palestra de abertura, o diretor do campus, Marcos Fábio, ressaltou os benefícios de ações como essa para a comunidade em geral. "Além de estarmos fazendo o bem para o meio ambiente, estamos fazendo bem para as pessoas, porque isso gera renda para os que trabalham na separação desse material", enfatiza.
Acerte a Lata - A campanha "Acerte a Lata" é uma iniciativa da UFMA de Imperatriz. Com uma linguagem mais despojada, o projeto traz o tema para dentro da universidade. Vários cartazes foram espalhados pelo campus para divulgação do projeto, com frases de incentivo e apoio à coleta seletiva. Todos eles foram desenvolvidos pela universidade com material reciclável, como cartazes antigos, jornais e revistas, e não geraram custo para a instituição. As camisetas da campanha também foram gratuitas, resultado de uma parceria da UFMA com a Câmara de Dirigentes de Imperatriz (CDL), que também apoia a iniciativa.
O projeto continua na universidade e nas redes sociais. Para ganhar uma das camisetas oficiais da campanha, basta tirar uma foto no mascote da ação, exposto no campus, e enviar para a página oficial da UFMA de Imperatriz, no facebook. Que tiver a foto mais curtida até as 23h59 do dia 11 de julho ganha uma camiseta.
Para mais informações:
https://www.facebook.com/ufmaimperatriz?fref=ts. (Ascom - UFMA)