Raimundo Primeiro
O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, abriu, durante encontro com a imprensa, ocorrido na manhã de ontem, 5 de março, a edição 2014 da Campanha da Fraternidade, com o tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema "É para liberdade que Deus nos Libertou".
O lançamento da Campanha da Fraternidade 2014 aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Santa Teresa d'Ávila, reunindo representantes dos diversos veículos de comunicação de Imperatriz.
De acordo com Dom Gilberto Pastana, o principal objetivo da Campanha da Fraternidade este ano é sensibilizar as pessoas, principalmente a comunidade católica, para a realidade do tráfico humano no País, presente, segundo ele, de forma cada vez mais forte na vida dos cidadãos e das cidadãs brasileiras.
"Vamos juntar os fatos, principalmente aqueles que estão em silêncio, pois sabemos que muitas famílias vivem essa realidade. Muitas vezes elas se calam por não acreditarem na Justiça", diz o líder da Igreja Católica na segunda maior cidade do Estado, acrescentando, a propósito, "ser necessário que os homens de bem, que desejam um mundo fraterno, se manifestem, e também lutem para que esse sonho não seja uma decepção, mas uma grande realidade".
Dom Gilberto Pastana ressalta esperar que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) possa, em nível nacional, contribuir com o processo de desenvolvimento do País, oferecendo aos órgãos públicos elementos consubstanciais, concretos, de fato, no sentido de que os mesmos venham a serem trabalhados. "E que essa situação seja sanada".
O que é tráfico humano
Tráfico humano é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora o filho e a filha de Deus, limita suas liberdades, despreza sua honra, agride seu amor próprio, ameaça e subtrai sua vida, quer seja da mulher, da criança, do adolescente, do trabalhador ou da trabalhadora - de cidadãos e cidadãs que, fragilizados por sua condição socioeconômica e/ou por suas escolhas tornam-se alvo fácil para as ações criminosas de traficantes.
A Campanha da Fraternidade 2014, com abertura oficial marcada para o próximo domingo em todas as paróquias locais, se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. Trata-se de um gesto real de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em nível nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A coleta da solidariedade é parte integrante da campanha.
Principais características do tráfico humano
Crime organizado: existe uma ampla estrutura e sofisticado meio para facilitar suas atividades.
As rotas: as principais rotas utilizadas pelos traficantes são estrategicamente construídas a partir de cidades próximas a rodovias, portos e aeroportos, regulares ou clandestinos.
A invisibilidade: é uma das características que dificultam seu enfrentamento, pois é um crime silencioso.
O aliciamento e a coação: dentre os meios de tráfico de pessoas, o mais comum é o aliciamento.
O perfil dos aliciadores: muitas vezes são pessoas que pertencem ao rol de amizades das vítimas ou de familiares, normalmente apresentam boa escolaridade ou alto poder de convencimento.
Comentários