Com o tema "Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha - A Lei é mais forte", foi lançada, oficialmente, na manhã dessa segunda-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres. O evento contou com as presenças de autoridades, formandos da Polícia Militar, entre outros convidados.
Participaram da mesa o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Luiz Carlos Porto, que na ocasião representou o prefeito Sebastião Madeira; a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Maria da Conceição Medeiros Formiga; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Reis; a juíza da Vara de Defesa e Proteção da Mulher, Sara Gama; o promotor da Vara de Defesa da Mulher, Joaquim Júnior, e o vereador Marco Aurélio.
Para iniciar a programação, que vai até 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos - a secretária Conceição Formiga convidou a nova turma da corporação da Polícia Militar. A turma é composta por 160 pessoas, das quais 20 são do sexo feminino. "Pretendemos sensibilizar e conscientizar acerca da importância da lei que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher", diz Conceição.
De acordo ainda com Conceição Formiga, a Secretaria da Mulher, por intermédio do Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência - CRAM, o Conselho Municipal da Mulher e a Rede de Atendimento, promoverá até 10 de dezembro vasta programação que contará com uma série de palestras, panfletagem, blitz e outras atividades.
A coordenadora do CRAM, Ozana Soares da Silva, revela que o órgão já atendeu este ano mais de 90 mulheres que procuraram ajuda. "Todas essas mulheres recebem atendimento psicológico, além de acompanhamento jurídico", afirma Ozana Silva, orientando as mulheres em situação de risco que procurem o Centro de Referência, que este o encaminhará para as autoridades competentes.
Por sua vez, a juíza Sara Gama entende que já existe um avanço, uma vez que as mulheres que sofrem violência doméstica têm procurado mais a Delegacia da Mulher e todos os órgãos que fazem parte da Rede de Atendimento. A magistrada informou que cerca de 400 processos encontram-se em andamento na Vara da Mulher e aconselhou que elas procurem a Justiça, pois receberão acompanhamento jurídico.
Ao se pronunciar, o vice-prefeito Pastor Luiz Carlos Porto destacou a importância da mulher dentro da sociedade ocupando cargos relevantes. Porto observou que a administração do prefeito Sebastião Madeira tem demonstrado preocupação com as mulheres do município, principalmente para aquelas que estão em áreas consideradas de risco, por conviverem com maridos hostis ou viciados.
Programação - A programação tem continuidade nesta terça-feira (26), às 16h, com o seminário "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher", no auditório da UAB; dia 27, às 15h, encontro de mulheres no CRAS - Santa Rita; às 19h30, no auditório da OAB, lançamento do fórum permanente pelo fim da violência contra a mulher e formação da rede de enfrentamento - CRAM, das 8h às 12h.
Dia 28 e 29, a mesma programação no CRAM, 8h, 12h e às 15h encontro de mulheres no CRAS - Santa Lúcia. Dia 30, Mulheres em Ação, a partir das 8h, em Olho D'Água dos Martins; dia 1º de dezembro, panfletagem na feira livre do Bom Sucesso; dia 2, a partir das 9h, encontro de mulheres com deficiência e patologia, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Dia 3, das 8h às 12h, formação da rede de enfrentamento - CRAM e Roda de Conversa, às 16h, no CRAM, com usuárias dos serviços do CRAM; dia 4, às 16h, encontro de mulheres no CRAS - Bacuri; dia 5, das 8h às 12h, formação da rede de enfrentamento, no CRAM e encontro de mulheres, às 16h, no CRAS - Cafeteira.
Dia 6, às 8h, campanha do laço branco - 50º BIS, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura, no auditório da SEMUS; dia 7, às 8h, blitz na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa; dia 8, às 7h, panfletagem na feira livre do Bacuri; dia 9, às 16h, momento mulher, na Beira-Rio; e dia 10, às 10h, reunião da Rede de Atendimento - CRAM. (Domingos Cezar/ASCOM)