Raimundo Primeiro
O lançamento da 164ª edição dos Festejos em Honra a Santa Teresa D'Ávila, padroeira de Imperatriz, aconteceu na manhã dessa sexta-feira (23), no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na rua Frei Manoel Procópio, setor Beira-Rio.
Durante o encontro, a imprensa e convidados foram informados sobre a programação a ser desenvolvida agora em 2016, além dos objetivos da festa em homenagem a cofundadora da segunda maior cidade do Estado.
De acordo com as informações levantadas pela reportagem de O PROGRESSO, as atividades serão desenvolvidas durante o período de 6 a 15 de outubro, sob o tema "As misericórdias do Senhor, eternamente eu cantarei".
A programação começa na quinta-feira, 6 de outubro, às 6h30, com Missa de Envio das Equipes de Trabalho, a ser celebrada pelo padre Felinto Elísio, pároco da Igreja Santa Teresa D'Ávila, com Liturgia, com casais do Grupo 1 do Encontro Cristão de Vivência Conjugal (ECVC). Já às 7h, será servido o Café Comunitário.
Depois, à noite, às 19h, novena em honra a Santa Teresa D'Ávila, com o Apostolado da Oração, 19h30, missa de abertura, com o padre Antonio José. Participação da Liturgia e o Coral da Santa Inês.
No tocante a parte religiosa, o padre Felinto Elísio destacou que todas as noites serão celebradas missas, por meio de revezamento previamente estabelecido pelos padres da Diocese de Imperatriz, além de novenas e orações do terço.
Para o padre Felinto Elísio, trata-se de uma grande festa religiosa e de congraçamento da comunidade imperatrizense, levando em consideração também, por outro lado, a importância de Santa Teresa D'Ávila para a cidade, fazendo parte da história do município desde o inicia da sua fundação, pelo frei carmelita Manoel Procópio do Coração de Maria, em 16 de julho de 1852.
"Portanto, a meta é reavivar a fé da comunidade, celebrando com a cofundadora de nossa cidade", concluiu o religioso, convidando a população para participar das ações religiosas, culturais e recreativas que estarão acontecendo, todas as noites, no pátio da Igreja Matriz, por ocasião dos festejos em honra a Santa Teresa d'Ávila.
Todas as noites serão realizados leilões e bingos relâmpagos, com prêmios surpresas, com o valor simbólico de R$ 1,00 (um real), com o objetivo de aquecer ainda mais o tradicional movimento de barracas, com vendas de bebidas e comidas típicas regionais. "O objetivo é alegrar ainda mais esse momento de encontro das famílias de Imperatriz", afirma a bioquímica Maria das Graças Cortez, coordenadora de Comunicação dos Festejos em Honra a Santa Teresa D'Ávila agora em 2016.
Graça Moreira aproveitou para revelar que, no final, serão realizadas duas procissões: uma mini, com as crianças, em 12 de outubro, Dia da Criança, que vai sair da Capelinha Bom Jesus, com concentração às 19h, e encerramento na Igreja Matriz, com a Procissão Luminosa, com imagem de Santa Teresa D'Ávila, onde será celebrada missa para a criançada. Depois, as crianças participarão de uma programação recreativa, grátis, em homenagem ao dia delas. "Elas não vão pagar nada e participarão de muitas atividades".
No sábado, dia 8, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, ex-bispo da Diocese de Imperatriz, celebrará missa, às 19h30, com liturgia da Catedral de Fátima (irmã Elaine).
Na quinta-feira, 15, haverá a Missa dos Professores e, a seguir, o translado da imagem de Santa Teresa D'Ávila, por meio de carreata, seguindo da Igreja Matriz até ao Iate Clube. O retorno ocorre através de procissões fluvial e terrestre. A imagem de Nossa Senhora Aparecida acompanhará a imagem de Santa Teresa. Ela percorre diversas cidades brasileiras.
Comentários