A inovação chegou, definitivamente, às salas de aula da rede municipal de ensino. Agora, os alunos terão aulas de robótica com material adquirido pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. No projeto inicial, serão contempladas 50 escolas de diferentes bairros da cidade, inclusive da zona rural.
Em cada instituição serão implantados laboratórios de robótica educacional, para atender estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. O material é composto por livro do aluno, livro do professor, fichário de montagens, unidade experimental com kits de robótica e recursos tecnológicos.
Além disso, os conteúdos de aprendizagem são em formato digital com possibilidade de interação do usuário e uso das tecnologias de realidade virtual e aumentada, animações em 2D e 3D, jogos educativos e vídeos.
Com atividades orientadas compatíveis com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, também há disponíveis recursos para a utilização em dispositivos que acompanham o laboratório, como tablets e óculos de realidade virtual ativados por QR Codes, aplicados nos livros e fichário de montagem. Todos os itens são acomodados em um carrinho apropriado para o armazenamento e deslocamento da unidade experimental com os livros, fichários e kit robótica.
Segundo o secretário de Educação em exercício, José Antônio Pereira, os mais de 44 mil alunos da rede municipal precisam acompanhar as evoluções educacionais, não só da grade curricular, mas das atividades extracurriculares que potencializam o aprendizado. "Já firmamos contrato com o fornecedor e vamos realizar a aquisição aos poucos. Nossa meta é contemplar todas as 147 escolas que temos na rede", destacou. (Sara Ribeiro)
Comentários