A entrega ocorreu no encerramento do grupo de gestantes e contemplou mulheres do Recanto Universitário e dos bairros referenciados pelo CRAS

Banheira, cueiros, fraldas, mamadeira, kit higiene, roupinhas e sapatinho. Esses são alguns dos artigos que formavam o auxílio gestante (Kit Natalidade) entregue pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Recanto Universitário, nessa semana, para 30 mulheres grávidas integrantes do Grupo de Gestantes.

A entrega dos kits ocorreu no encerramento do grupo de gestantes e foram contempladas mulheres provenientes do bairro Recanto Universitário e dos bairros referenciados pelo CRAS. "O encerramento do grupo de gestantes acontece sempre quando o parto já está próximo, geralmente no oitavo mês de gestação. Para que tudo dê certo, fazemos todo um planejamento para que as atividades sejam desenvolvidas e que nenhuma perca a culminância do projeto", declarou a coordenadora do CRAS Recanto, Camilla Gomes.
O kit Natalidade é um benefício garantido pela Lei 8.742/93 e por Decreto municipal no qual discorre sobre os Benefícios Eventuais (auxílio gestante e auxílio funeral). O auxílio gestante é destinado a mulheres grávidas, consideradas de baixa renda, com renda per capita de até ¼ do salário mínimo.
Miriam Ribeiro, secretária de Desenvolvimento Social, esclareceu que os grupos de gestantes são oferecidos em todos os CRAS de Imperatriz. "É um compromisso do município em garantir nos espaços dos CRAS as reuniões com as gestantes, aproveitando esse espaço para fazer o que de fato é mais importante, que são as orientações sobre gravidez saudável, mesmo para as mães que já tiveram outros filhos, com o auxílio de profissionais capacitados que ajudam no acompanhamento do pré-natal e que conduzem os encontros", informou.
A secretária aproveitou a oportunidade para parabenizar as mães que foram até o final dos encontros, que demonstraram compromisso com os próprios filhos. "Quero parabenizar a todas por todo percurso que fizeram até aqui, pela certeza que todas as orientações que receberam farão diferença enorme no cuidado e na educação dos filhos de vocês", frisou Miriam.
Daniele Marinho, morado do bairro Recanto e gestante de 8 meses, falou sobre a experiência de participar do grupo de gestantes. "Só tenho a agradecer aos colaboradores e responsáveis pelo grupo, pela paciência e dedicação com as participantes, porque não foi fácil estarmos aqui, mas que no final valeu a pena", agradeceu.
Sobre o curso de gestantes - O curso tem duração de 5 a 8 meses, desde o primeiro mês até o oitavo mês de gestação. Os encontros obedecem um calendário que acontece de 15 em 15 dias e quando há necessidade o encontro é semanal. São realizadas palestras com assuntos sobre nutrição, amamentação, parto normal e cesárea, cuidados com a gestação, saúde do bebê, higiene pessoal e outros tópicos pertinentes à temática. Também há a oferta de oficinas artesanais para decoração do quarto do bebê, da customização das roupinhas, fraldas e tudo relacionado ao enxoval. 
O CRAS conta com a parceria da Secretaria de Saúde, que disponibiliza profissionais como educador físico, nutricionista e enfermeira, que fazem o acompanhamento do pré-natal das gestantes. (Sara Ribeiro - ASCOM)