O site Melhor Plano em parceria com o Minha Conexão divulgou pesquisa onde aponta os melhores provedores de internet banda larga em cada região do Brasil. Juntos, compararam planos de internet e telefonia. O levantamento foi efetuado através da coleta de cerca de 211 mil opiniões de usuários e mais de 20 milhões de testes de velocidade, verificando os serviços prestados em 800 cidades.
Sob o título: Qual é a melhor banda larga de cada estado? E de cada cidade?., a reportagem está no blog especializado Tilt, do UOL e é assinada por Raphael Evangelista, a Júpiter Internet venceu nas três categorias: Velocidade, Satisfação e Provedor.
Primeiro provedor da cidade e fundada em 1997, pelos empresários Carlos Roberto Gonçalves Lopes e Luciano Inácio Gonçalves Lima, a Júpiter Internet está presente também nos estados do Tocantins e Pará (veja lista de cidades abaixo) e a cada dia investe mais em tecnologia. Ser apontada como a melhor internet do Maranhão é motivo de orgulho, principalmente pelo contexto de um mercado altamente competitivo e que se move a velocidade estratosférica. Ser a melhor internet do Maranhão, deixando para trás concorrentes multinacionais, como Vivo, Claro, Oi, TIM, não é uma conquista qualquer.
- "Orgulho da gente", afirmou o diretor de O PROGRESSO, Sérgio Henrique Godinho destacando que essa é uma excelente notícia para Imperatriz, cidade que se caracteriza pelo dinamismo empresarial. "A Júpiter que a cada dia conquista novos mercados, é uma empresa jovem, do nosso tempo. Ter visto seu surgimento e testemunhar seu crescimento e suas conquistas, só nos orgulha e orgulha Imperatriz."
Significância estatística
Em busca de determinar o teste de velocidade, a média de velocidade por IP no mês exigida por provedor em cada cidade do estado, estipulou-se um peso de 90% para o download e 10% para o upload. Usuários do site Minha Conexão escolhiam uma uma nota de satisfação entre 0 a 5. Isso, após o teste de velocidade de internet. Tudo para que a melhor satisfação fosse avaliada, informou a reportagem.
Como critério para ser elegível à escolha, o provedor deveria passar por um mínimo de 1.000 testes de velocidade efetuados no período, alcançando um mínimo de 3% da amostragem dos testes.
O vencedor no âmbito estadual foi escolhido pelo critério da representatividade numérica no estado, depois do cruzamento dos dados da amostra desses testes tendo como a base a lista de assinantes da Anatel.
Cidades que não se enquadraram em uma das categorias, como "melhor provedor", por não ter testes suficientes para participação ou apresentaram dados inconsistentes, ficaram fora da avaliação, já as que que se enquadravam dentro da possibilidade de avaliação, recebaram a aplicação da metodologia a partir da soma dos resultados nas categorias de velocidade e satisfação de cada provedor. Além da análise dos dados contar com a utilização de algoritmos para filtrar e eliminar possíveis fraudes, uma auditoria manual para conferência do resultado em todas as regiões foi realizada.
Cidades atendidas:
MA / Imperatriz, João Lisboa, Senador La Rocque, Amarante, Sítio Novo, Grajaú; Davinópolis, Governador Edson Lobão, Ribamar Fiquene, Campestre, Porto Franco, Estreito; São Francisco do Brejão, Cidelândia, Açailândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca,
TO / São Miguel, Sítio Novo, Axixá e Buriti
PA / Marabá e Parauapebas
Confira quem venceu cada categoria em cada estado:
Acre: Vivo (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Alagoas: Claro (Velocidade) / OI (Satisfação) / OI (Provedor)
Amapá: Você Telecom (Velocidade) / Webflash (Satisfação) / Webflash (Provedor)
Amazonas: Claro (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Vivo (Provedor)
Bahia: Claro (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Ceará: Brisanet (Velocidade) / Brisanet (Satisfação) / Brisanet (Provedor)
Distrito Federal: Claro (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Espírito Santo: Claro (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Claro (Provedor)
Goiás: Claro (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Maranhão: Júpiter (Velocidade) / Júpiter (Satisfação) / Júpiter (Provedor)
Mato Grosso: Claro (Velocidade) / Oi (Satisfação) / Claro (Provedor)
Mato Grosso do Sul: Claro (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Vivo (Provedor)
Minas Gerais: Claro (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Algar (Provedor)
Pará: Claro (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Paraíba: Brisanet (Velocidade) / Brisanet (Satisfação) / Brisanet (Provedor)
Paraná: Copel (Velocidade) / Copel (Satisfação) / Copel (Provedor)
Pernambuco: Claro (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Vivo (Provedor)
Piauí: Vivo (Velocidade) / Oi (Satisfação) / Oi (Provedor)
Rio de Janeiro: Sumicity (Velocidade) / Sumicity (Satisfação) / Sumicity (Provedor)
Rio Grande do Norte: Brisanet (Velocidade) / Brisanet (Satisfação) / Brisanet (Provedor)
Rio Grande do Sul: Claro (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Rondônia: Claro (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Roraima: Tim (Velocidade) / Oi (Satisfação) / Oi (Provedor)
Santa Catarina: Claro (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Claro (Provedor)
São Paulo: Tim (Velocidade) / Vivo (Satisfação) / Claro (Provedor)
Sergipe: Claro (Velocidade) / Tim (Satisfação) / Vivo (Provedor)
Tocantins: Vivo (Velocidade) / Claro (Satisfação) / Claro (Provedor)
Critérios para a avaliação/ Como foi feita
Exatos 20.025.66 milhões de testes de velocidade de internet foram realizados pelo público do site Minha Conexão ao longo do ano de 2019, dentro de um estudo que considerou a satisfação dos usuários em relação a seus provedores e onde foram contabilizadas 211.150 mil opiniões. Celular ou tablet quando testados, não foram considerados.
Comentários